Veja como funciona um smart contract

-

Siga no

Muitos advogados têm se familiarizado com uma novidade tecnológica chamada Contratos Inteligentes, do inglês Smart Contracts. Até porque os smart contracts trazem em si a lógica do contrato que o aplicativo executa dentro da blockchain.

Neste artigo vamos explorar o que está por trás do contrato inteligente. O objetivo é servir de ponto de partida para aqueles que querem trabalhar nessa área particular da tecnologia blockchain.

Smart Contract

Os Contratos Inteligentes, ou smart contracts são rotinas lógicas criadas com as linguagens de programação mais acessíveis e simples, e projetados para executar, verificar e validar digitalmente um acordo. O mais interessante é que o smart contract vai executar uma transação entre pessoas que não se conhecem, e sem a necessidade de nenhum intermediário.

“Os contratos inteligentes não precisam de nenhuma autoridade verificadora, pois executam de forma autônoma as estipulações determinadas.”

Na verdade, um contrato inteligente é um pequeno programa de computador, um protocolo feito de linhas de códigos. Esse programa gera um conjunto de registros imutáveis, mas acessíveis a todo m undo, mostrando cada estágio do contrato em execução. 

O ganho de eficiência do smart contract para o mundo dos negócios está no fato de ser auto-executável: um “contrato” que não precisa ser controlado por um terceiro, nem disciplinado por um juiz. Mas para ter uma boa visão de como funciona um contrato inteligente, vejamos como acontece uma compra e venda num aplicativo blockchain.

Início do contrato

Uma vez que a compradora, no caso Márcia expressa interesse no relógio, Alex o vendedor compromete duas vezes o valor do item à venda transferindo BTC $ 2 para o contrato. Ao fazer isso, a transação fica pendente e nenhum outro comprador poderá fazer uma oferta maior.

A menos que um novo interessado ofereça mais de três vezes o preço inicial, o vendedor não tem incentivo para sair do contrato. Caso o vendedor queira desistir, o cancelamento resultaria na perda do valor comprometido. Lembre-se, este é um cenário de compra, não um leilão.

Confirmando a Compra

Para confirmar a compra, Márcia também compromete 2 vezes o valor do item em questão. Tendo o dobro do valor do produto em risco, o comprador tem um incentivo para confirmar a entrega que acontecerá mais tarde. Por quê? Porque, após a confirmação de recebimento, o comprador recebe de volta o saldo restante.

Tendo o comprador o valor exato do negócio, não haveria perda no caso de receber o item e reivindicar não ter recebido.

Portanto, o saldo remanescente funciona como incentivo para o comprador enviar a confirmação assim que receber o produto. E o saldo bloqueado funciona como uma pré-aprovação do cartão de crédito.

Realizando o negócio

Depois que ambas as partes estiverem comprometidas no negócio, o vendedor agora tem um incentivo para entregar o item. Isso porque sabe que irá receber o valor da venda assim que a entrega for efetivada. Por outro lado, perderá o dobro do valor do item se não cumprir a sua parte. A falha na entrega do item resulta numa penalidade para o vendedor e uma recompensa para o comprador. 

Uma vez confirmada a entrega, o vendedor recebe o preço e o montante comprometido. O comprador também recebe de volta o saldo restante.

Cada passo deste contrato inteligente acontece através de notificações no celular ou email, tudo com prazo certo para o cumprimento. E cada ação de ambas as partes fica registrado numa sequência de registros chamada blockchain.

Saindo Na Frente

O mais interessante de tudo isto é que advogados e contadores são considerados os profissionais mais aptos para criar a lógica dos smart contracts. A experiência e a familiaridade com assuntos relacionados ao direito contratual e à contabilidade acabam sendo uma vantagem inicial nesse novo nicho de mercado dentro da indústria da blockchain.

Isso mesmo, “vantagem inicial” pois todo dia milhares de programadores vêm trabalhando para entender detalhes do direito e das finanças para criar novos aplicativos blockchain. Portanto, pra quem tiver interesse vale a pena explorar o assunto.

Mais do que nunca, uma das previsões do inventor e gênio Bill Gates está correta:

“Se o seu negócio não está na internet, então o seu negócio não estará no mercado.” Bill Gates

Por Pascual Ariel Arrechea

Para saber mais sobre blockchain, criptomoedas e tecnologia, me acompanhe no Quora ou visite arrechea.net

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Pascual Arrecheahttp://www.arrechea.net
Economista, contador, especialista em blockchain Investigando a tecnologia blockchain, RPAutomação, e o mercado de trabalho em tempos de Internet 3.0. Quero dividr meus achados e pensamentos pra tentar entender a tal criptoeconomia. “Play is just another version of work” Ray Kurzweil, The Singularity is Near
Mão cheia de Bitcoin e Ouro

“Bitcoin é para jovens e ouro para velhos”, afirma JPMorgan

Durante a crise do COVID-19 o comportamento dos investidores em busca de ativos seguros tem estado em alta. De acordo com o JPMorgan, o...
Hardware Wallet - Ledger Nano S

Falha não corrigida da Ledger pode ocasionar perda de Bitcoins

A Ledger é uma das principais carteiras de hardware do mercado, sendo utilizada por centenas de milhares de holders de diferentes moedas com segurança....
Ouro

Quanto ouro há no mundo?

O ouro é utilizado como moeda há mais de 2.500 anos, portanto não há dúvida sobre as qualidades extraordinárias deste metal precioso. Com 1...