Venezuela: Ativistas de criptomoedas derrubam Maduro em exposição de arte

A queda simulada do presidente da Venezuela faz parte de uma intervenção artística que visa arrecadar criptomoedas para ajudar população.

Siga no
(Foto: Pixabay)

Maduro mantém um olhar consternado enquanto seu rosto é atacado por algumas mulheres e crianças. A sua derrocada, anunciada para o dia 26 de fevereiro de 2019, se concretizou. Pelo menos no campo das ideias. Explico: A intervenção faz parte do mais novo painel do artista Cryptograffiti, um ativista que dedica o seu trabalho à propagação do movimento das criptomoedas e da blockchain.

(Foto: airdropvenezuela.live)

Sobre um painel composto por mil bolívares, Cryptograffiti pintou o rosto do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o objetivo de arrecadar fundos para projetos de amparo à população carente, devastada pela crise econômica do país.

O evento, que foi transmitido ao vivo durante todo o dia, aconteceu em Cucuta, Colômbia, a cerca de 500 metros da Ponte Simón Bolívar, um marco para milhares de Venezuelanos que atravessaram a fronteira para escapar da pobreza do seu país de origem.

Para cada doação em criptomoedas feita para a intervenção artística, um venezuelano no evento removeu fisicamente um bolívar do mural. Assim, o artista assistiu a destruição da sua obra (ou a queda metafórica de Maduro).

“Os venezuelanos vão, literal e figurativamente, derrubar Maduro”, comentou Cryptograffiti pouco antes da intervenção.

Apenas duas peças do mural foram preservadas e serão enviadas para dois doadores: uma vai para o que contribuiu com a quantia mais alta e a outra para um doador sorteado aleatoriamente.

(Foto: airdropvenezuela.live)

(Foto: airdropvenezuela.live)

Salvação pela arte

Das criptomoedas obtidas, 50% serão doadas a mais de 100 mil venezuelanos, por meio do projeto #AirdropVenezuela. A outra metade será destinada  à reconstrução da Fundación Renacer, uma ONG colombiana que presta serviços de creche para as famílias imigrantes. Local que, inclusive, hospedou o evento.

A intervenção conta com as parcerias da exchange mexicana AirTM e da empresa de serviços mercantis focado em criptomoedas, Cripto Conserje. Mesmo com foco no Bitcoin, a AirTM abriu a possibilidade para doações em uma série de altcoins, tais como: bitcoin cash, zcash, XRP e dash.

(Foto: airdropvenezuela.live)

Como grande entusiasta e propagador das criptomoedas, o artista ressaltou a importância de tais ativos “em regimes autoritários” e economicamente devastados:

“As pessoas estão usando isso [moedas digitais] para evitar a hiperinflação, mas também para fugir com dinheiro. Todas as coisas sobre as quais falamos como possibilidades a partir das criptomoedas estão acontecendo exatamente agora”.

O governo de Nicolás Maduro, empossado em 2003, vem sendo marcado pela fome, declínio socioeconômico e inflação avassaladora. Com a situação cada vez mais grave, no fim de semana passado, a violência estourou na fronteira com o Brasil, enquanto que os militares venezuelanos tentavam bloquear a entrada de alimentos e suprimentos médicos na Venezuela.

Leia mais sobre:
Camila Marinho
Camila Marinho
Camila Marinho é jornalista, com passagem por jornais impressos e outros portais com foco em criptomoedas. Acredita que a tecnologia blockchain é como o fogo dado por Prometeu à humanidade. Cresceu sob o sol da Bahia e hoje vive no frenesi do centro de São Paulo.

XRP valoriza mais de 100% em uma semana

A criptomoeda da Ripple, XRP, valorizou mais de 100% em uma semana, saindo de 0,28 centavos de dólares na segunda-feira passada (16), para $...

EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez...

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também...
Sean Ono Lennon

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....

Últimas notícias

EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez mais alto

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também...

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....

Banco toma dinheiro da conta poupança de cliente que caiu em golpe

Um homem caiu em um golpe de falso emprego e perdeu $ 3.000, os falsos empregadores deram ele um cheque e pediram que ele...