Venezuela: Ativistas de criptomoedas derrubam Maduro em exposição de arte

A queda simulada do presidente da Venezuela faz parte de uma intervenção artística que visa arrecadar criptomoedas para ajudar população.

-

Siga no
(Foto: Pixabay)
Anúncio

Maduro mantém um olhar consternado enquanto seu rosto é atacado por algumas mulheres e crianças. A sua derrocada, anunciada para o dia 26 de fevereiro de 2019, se concretizou. Pelo menos no campo das ideias. Explico: A intervenção faz parte do mais novo painel do artista Cryptograffiti, um ativista que dedica o seu trabalho à propagação do movimento das criptomoedas e da blockchain.

(Foto: airdropvenezuela.live)

Sobre um painel composto por mil bolívares, Cryptograffiti pintou o rosto do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o objetivo de arrecadar fundos para projetos de amparo à população carente, devastada pela crise econômica do país.

Anúncio

O evento, que foi transmitido ao vivo durante todo o dia, aconteceu em Cucuta, Colômbia, a cerca de 500 metros da Ponte Simón Bolívar, um marco para milhares de Venezuelanos que atravessaram a fronteira para escapar da pobreza do seu país de origem.

Para cada doação em criptomoedas feita para a intervenção artística, um venezuelano no evento removeu fisicamente um bolívar do mural. Assim, o artista assistiu a destruição da sua obra (ou a queda metafórica de Maduro).

“Os venezuelanos vão, literal e figurativamente, derrubar Maduro”, comentou Cryptograffiti pouco antes da intervenção.

Apenas duas peças do mural foram preservadas e serão enviadas para dois doadores: uma vai para o que contribuiu com a quantia mais alta e a outra para um doador sorteado aleatoriamente.

(Foto: airdropvenezuela.live)

(Foto: airdropvenezuela.live)

Salvação pela arte

Das criptomoedas obtidas, 50% serão doadas a mais de 100 mil venezuelanos, por meio do projeto #AirdropVenezuela. A outra metade será destinada  à reconstrução da Fundación Renacer, uma ONG colombiana que presta serviços de creche para as famílias imigrantes. Local que, inclusive, hospedou o evento.

A intervenção conta com as parcerias da exchange mexicana AirTM e da empresa de serviços mercantis focado em criptomoedas, Cripto Conserje. Mesmo com foco no Bitcoin, a AirTM abriu a possibilidade para doações em uma série de altcoins, tais como: bitcoin cash, zcash, XRP e dash.

(Foto: airdropvenezuela.live)

Como grande entusiasta e propagador das criptomoedas, o artista ressaltou a importância de tais ativos “em regimes autoritários” e economicamente devastados:

“As pessoas estão usando isso [moedas digitais] para evitar a hiperinflação, mas também para fugir com dinheiro. Todas as coisas sobre as quais falamos como possibilidades a partir das criptomoedas estão acontecendo exatamente agora”.

O governo de Nicolás Maduro, empossado em 2003, vem sendo marcado pela fome, declínio socioeconômico e inflação avassaladora. Com a situação cada vez mais grave, no fim de semana passado, a violência estourou na fronteira com o Brasil, enquanto que os militares venezuelanos tentavam bloquear a entrada de alimentos e suprimentos médicos na Venezuela.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Camila Marinho
Camila Marinho
Camila Marinho é jornalista, com passagem por jornais impressos e outros portais com foco em criptomoedas. Acredita que a tecnologia blockchain é como o fogo dado por Prometeu à humanidade. Cresceu sob o sol da Bahia e hoje vive no frenesi do centro de São Paulo.
Camara Deputados Brasil. Imagem: Wikipédia

Mudança na lei de lavagem de dinheiro vai contemplar criptomoedas

A Lei 9.613/1998 trata no Brasil sobre os crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. De acordo com o Estadão a Câmara dos...

Tone Vays: “investir em DeFi é idiotice”

Em uma recente entrevista para o canal russo Forklog o famoso trader e defensor do Bitcoin Tony Vays, falou sobre como é investir no...

Coluna do TradingView: Ideias e análises para a semana

Criptomoedas mostram breve recuperação após correção da recente pernada de alta. Confira aqui o que estão pensando os analistas do TradingView. Paulo Tedesco Agora BTCUSD engrena boa tendência...

Últimas notícias

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...

Ex-líderes da Genbit, suspeita de pirâmide financeira, abrem novas empresas

Antigos líderes da Genbit, empresa acusada de sumir com R$ 1 bilhão dos investidores, lançaram novas empresas no Brasil. O objetivo dos negócios, segundo comunicado...