Youtuber perde R$ 200 mil após investir em jogo NFT

Alguns já perceberam que o modelo destes jogos não é sustentável, já outros afirmam que continuarão buscando outros para recuperar o dinheiro perdido.

Imagem: Reprodução Youtube
Imagem: Reprodução Youtube

Após tokens do metaverso CryptoCity perderem 99% de seu valor, diversos investidores começaram a lamentar perdas em suas redes sociais. Uma youtuber conta que perdeu 200 mil reais em um único jogo NFT, já seus seguidores acumulam perdas ainda maiores.

Além dos jogos CryptoCars, CryptoPlanes e CryptoGuards, usuários também comentam que perderam dinheiro em outros play-to-earn como Grand Prix, Block Farm e até mesmo com o gigante Axie Infinity.

Do outro lado da moeda, diversas pessoas continuam afirmando que continuarão investindo em jogos P2E. Afinal, quem entrar primeiro lucrará nas costas dos próximos, portanto seu papel é continuar incentivando tal comportamento.

Youtuber perde 200 mil reais em jogo NFT

Em vídeo postado no dia 27 de janeiro, a youtuber Cryptobee, promotora de jogos NFT, afirma que perdeu mais de 200 mil reais após a queda do CryptoCity, pseudo-metaverso que envolve os jogos CryptoCars, CryptoPlanes e CryptoGuards.

“Eu vou mostrar para vocês como que eu perdi mais de 200 mil reais, em só um jogo, eu já tive muito mais perda do que isso, mas só em um jogo eu perdi mais de 200 mil reais.”

Explicando sua perda, a youtuber afirma possuir cinco contas diferentes com cinco aviões do CryptoPlanes em cada uma delas, notando que o rendimento já havia caído 25 vezes.

“O CryptoPlanes já chegou a me render 1.000 dólares por dia, nestes últimos dias ele não rendia nem 40 […] e isso aconteceu muito rapidamente.”

Quanto ao valor de cada avião, Cryptobee diz ser difícil saber exatamente quanto pagou por cada avião. Todavia ela explica que comprou sete na alta histórica do preço, pagando 15 mil reais por cada um deles, totalizando R$ 105 mil.

Indo além, ela estima que pagou pelo menos 6 mil reais pelos outros dezoito aviões de sua coleção, ou seja, 108 mil reais. Com isso, suas perdas ultrapassaram os 213 mil reais apenas no CryptoPlanes.

Apesar das perdas, a youtuber afirma que continuará investindo e promovendo projetos click-to-earn, ou seja, jogos que você nem sequer joga. Como exemplo, já está postando vídeos sobre o Luna Rush e o Savebee.

Seguidores também relatam perdas com jogos P2E

Conforme estes jogos se assemelham muito a pirâmides financeiras, os últimos a entrarem acabam enfrentando as maiores perdas. Ou seja, para cada pessoa que afirma ter ganho dinheiro com estes jogos, há outras que perderam todas as suas economias.

Apenas nos comentários do vídeo acima já é possível encontrar diversos investidores lamentando perdas enormes. Algumas delas afirmam que já perderam dinheiro em diversos jogos, parecendo um experimento psicológico.

“Eu estava completamente apaixonado pelo mercado de NFT’S, porém eu perdi dinheiro em todos os projetos que entrei, estou muito mal, extremamente triste! entrei no Block Farm e tomei pau, entrei no Grand Prix e tomei pau, entrei no Axie [Infinity] e tomei pau, entrei no CryptoCars e tomei pau, entrei no Zodiacs e tomei pau, perdi aproximadamente 15mil [reais]”

Investidores de jogo NFT lamentando perdas.
Investidores de jogo NFT lamentando perdas. Fonte: Youtube

Como visto acima, são diversos casos que variam de algumas centenas de reais até a casa dos seis dígitos. Alguns já perceberam que o modelo destes jogos não é sustentável, já outros afirmam que continuarão buscando outros para recuperar o dinheiro perdido.

A simples questão aqui é a seguinte: estas pessoas pensam que seus lucros vêm de onde, a não ser do bolso de outros “jogadores”?

Youtuber manda a real sobre jogos NFT

Embora seja uma raridade encontrar um youtuber lúcido quanto o assunto são criptomoedas, Rodrigo do canal Motivação Digital fez um pronunciamento após a queda dos tokens do CryptoCity, afirmando que as pessoas são pagas para promoverem tais projetos.

“Você acha que esses criadores de conteúdo apresentam essas oportunidades para vocês gratuitamente? Estas pessoas são pagas, e pagas muito bem. Eu sei disso porque, alguns meses atrás, eu fui convidado para apresentar esta porcaria, o contato veio lá do Vietnã, me ofereceram 3 mil reais por cada vídeo…”

Indo além, Rodrigo explica que a maioria dos youtubers também apresenta um painel com dados fictícios, enviado pelos próprios desenvolvedores de tais jogos.

“Todas as plataformas que eu tenho dito pra vocês que são sistemas de pirâmide financeira, um dia caíram. Eu falo pra vocês sobre os principais canais do YouTube que pregam a mentira e vocês não acreditam em mim. Cade os youtubers que falaram que isso ai era uma mina de ouro? Cade vocês para colocarem a cara? Para se desculpar? Cade vocês?”

Youtubers famosos promovem jogos NFT

Além de canais de YouTube focados em NFT que promovem tais investimentos — provavelmente realizando aportes antes de seus seguidores —, também é importante notar que até mesmo canais maiores realizam tal prática.

Como exemplo, temos Peter Jordan do canal Ei Nerd promovendo o vídeo do CryptoCars para mais de 1,9 milhão de seguidores de seu outro canal, o Nerds de Negócios.

“CRYPTOCARS! JOGO DE CARRINHO PAGANDO 28.362 REAIS POR MÊS [Melhor que AXIE INFINITY]

Peter Jordan do Ei Nerd promovendo CryptoCars.

Contudo, curiosamente o vídeo foi deletado após a recente queda de 99% do CryptoCars. Até o momento não há uma declaração oficial sobre o ocorrido em seu canal.

Como escolher um jogo NFT?

Por fim, na hora de investir em jogos P2E, é recomendável que você esqueça que ele possui NFT e pergunte-se: será que o público compraria tal jogo caso ele não usasse buzzwords como NFT, metaverso, criptomoedas?

Afinal, a maioria destes pseudo-jogos são apenas piramides financeiras. Em seja, seus desenvolvedores colocam um wallpaper animado, em cima de um ponzinomics, para você ficar olhando enquanto torce para que outro otário lhe envie dinheiro. Quem em sã consciência compraria um jogo que não dá para jogar?

Além disso, vale notar que enquanto qualquer negócio no mundo real tem uma estimativa de retorno de pelo menos dois anos. Enquanto isso, muitas pessoas prometem que estes jogos lhe darão lucro em menos de um mês. E até dão, ao menos para os primeiros investidores destas piramides.

Aos que perderam dinheiro, podem reclamar com os que estão contando vantagem em redes sociais, estes são os seus verdadeiros inimigos. Como se não fosse o bastante, eles já estão comprados e lhe convidando para o próximo jogo que, segundo eles, tem muito potencial.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias