Yuan Digital terá data de validade

Você já imaginou não poder guardar seu dinheiro para o dia de amanhã pois ele simplesmente perde a validade? Bem vindo a era do dinheiro digital emitido por banco central.

Siga no

Já está claro que muitos países ao redor do mundo visam criar e implementar uma moeda digital controlada pelo banco central. O Brasil já anunciou suas intenções, os Estados Unidos continuam estudando as possibilidades e a China se prova pioneira com a implementação do digital Yuan na cidade de Shenzhen e outras desde do final de 2020.

Com o programa em andamento é importante notar que o Yuan Digital é bem diferente do dinheiro em espécie, ou melhor o dinheiro de papel. A moeda digital emitida pelo banco central da China agora terá data de validade.

Como assim? Você já viu dinheiro que estraga? Bom, na era do dinheiro programável o dinheiro sim poderá perder validade ou até mesmo possuir limites de consumo. De fato esse dinheiro centralizado digital possui características que aumentam a possibilidade de controle governamental.

O Yuan digital exemplifica isso. De acordo com o Zero Hedge: “O dinheiro em si é programável. A cidade de Beijing na China testou as datas de vencimento no Yuan para incentivar os usuários a gastar mais rapidamente, nesse momentos em que a economia precisa de um impulso.”

A China continua solidificando seus planos de criar uma moeda digital mundial soberana, e está bem adiante de outros países. Depois de implementar o Yuan digital na cidade de Shenzen e outras, a China continua a expandir o programa, com ele incluindo novas ferramentas programáveis que visam estimular a economia do país.

Além disso, a China vem buscando aprovação global. Ainda assim, faltava uma coisa: um selo de aprovação do guardião não apenas do sistema global de pagamentos, mas do protetor do sistema de reservas em dólares, SWIFT.

Mas a aprovação já foi relatada em fevereiro de 2021. “O SWIFT, o sistema global para mensagens financeiras e pagamentos internacionais, estabeleceu uma joint venture com o instituto de pesquisa de moeda digital e centro de compensação do banco central chinês , em um sinal de que a China está explorando o uso global de seu yuan digital planejado.”

Resta saber se a população global está ciente das qualidades programáveis já embutidas nesse formato de dinheiro ou se simplesmente essa informação vai simplesmente passar despercebida. Será que teremos ainda menos autonomia e controle sobre o nosso dinheiro?

Você já imaginou não poder guardar seu dinheiro para o dia de amanhã pois ele simplesmente perde a validade?

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Michelle Mafrahttps://www.mammycrypto.com
Mãe na ativa, empreendedora e cripto entusiasta. Meu foco é ser uma ponte de informação segura sobre cripto moedas, trazendo muitas novidades diretamente da California. Autora o livro e Ebook: O Guia da Litecoin (LTC) Voluntária da Equipe West Coast USA da Litecoin Foundation
Leão. Imagem: Shutter Stock

Receita Federal dos EUA já apreendeu R$ 6,21 bilhões em criptomoedas em 2021

Assim como acontece aqui no Brasil, órgãos governamentais realizam leilões de objetos e bens apreendidos de irregularidades fiscais, processos de falência e muitos outros....
Moedas Monero movidas

Após prisão de desenvolvedor da Monero, milhares de moedas são movidas

Após a prisão do desenvolvedor da criptomoeda Monero, Riccardo Spagni (Fluffy Pony), os administradores do Fundo Geral da moeda moveram milhares de XMR para...
Jair Bolsonaro

Bolsonaro diz que 99% das pessoas não sabem o que é o Bitcoin

Jair Bolsonaro (Sem Partido) participou de uma entrevista com a Rádio 96 FM, do Rio Grande do Norte, onde falou que 99% dos brasileiros...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias