Yuan Digital terá data de validade

Você já imaginou não poder guardar seu dinheiro para o dia de amanhã pois ele simplesmente perde a validade? Bem vindo a era do dinheiro digital emitido por banco central.

Siga no

Já está claro que muitos países ao redor do mundo visam criar e implementar uma moeda digital controlada pelo banco central. O Brasil já anunciou suas intenções, os Estados Unidos continuam estudando as possibilidades e a China se prova pioneira com a implementação do digital Yuan na cidade de Shenzhen e outras desde do final de 2020.

Com o programa em andamento é importante notar que o Yuan Digital é bem diferente do dinheiro em espécie, ou melhor o dinheiro de papel. A moeda digital emitida pelo banco central da China agora terá data de validade.

Como assim? Você já viu dinheiro que estraga? Bom, na era do dinheiro programável o dinheiro sim poderá perder validade ou até mesmo possuir limites de consumo. De fato esse dinheiro centralizado digital possui características que aumentam a possibilidade de controle governamental.

O Yuan digital exemplifica isso. De acordo com o Zero Hedge: “O dinheiro em si é programável. A cidade de Beijing na China testou as datas de vencimento no Yuan para incentivar os usuários a gastar mais rapidamente, nesse momentos em que a economia precisa de um impulso.”

A China continua solidificando seus planos de criar uma moeda digital mundial soberana, e está bem adiante de outros países. Depois de implementar o Yuan digital na cidade de Shenzen e outras, a China continua a expandir o programa, com ele incluindo novas ferramentas programáveis que visam estimular a economia do país.

Além disso, a China vem buscando aprovação global. Ainda assim, faltava uma coisa: um selo de aprovação do guardião não apenas do sistema global de pagamentos, mas do protetor do sistema de reservas em dólares, SWIFT.

Mas a aprovação já foi relatada em fevereiro de 2021. “O SWIFT, o sistema global para mensagens financeiras e pagamentos internacionais, estabeleceu uma joint venture com o instituto de pesquisa de moeda digital e centro de compensação do banco central chinês , em um sinal de que a China está explorando o uso global de seu yuan digital planejado.”

Resta saber se a população global está ciente das qualidades programáveis já embutidas nesse formato de dinheiro ou se simplesmente essa informação vai simplesmente passar despercebida. Será que teremos ainda menos autonomia e controle sobre o nosso dinheiro?

Você já imaginou não poder guardar seu dinheiro para o dia de amanhã pois ele simplesmente perde a validade?

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Michelle Mafra
Michelle Mafrahttps://www.mammycrypto.com
Mãe na ativa, empreendedora e cripto entusiasta. Meu foco é ser uma ponte de informação segura sobre cripto moedas, trazendo muitas novidades diretamente da California. Autora o livro e Ebook: O Guia da Litecoin (LTC) Voluntária da Equipe West Coast USA da Litecoin Foundation
Defi. Imagem: Adobe Stock

TVL, Total Value Locked, e como ganhar dinheiro no DeFi?

Total Value Locked (TVL) é uma medida do valor depositado nos contratos inteligentes, os smart contracts, de cada projeto. Embora não exista um ranking...
Bitcoin Lua. Imagem Adobe Stock

4 respostas essenciais para as maiores críticas ao Bitcoin

Inevitavelmente diversos bitcoiners já ouviram críticas de pessoas que simplesmente desdenham do futuro da criptomoeda. Os "No coiners" são aqueles que não acreditam no...

Baleias de Bitcoin estão diminuindo, qual o impacto para a moeda?

O mercado de Bitcoin é uma verdadeira montanha russa para muitos investidores, dos mais novos aos mais veteranos. Com apenas um tuite Elon Musk...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias