Um Bitcoin agora vale mais que um quilo de ouro

Se não fosse o Bitcoin, ouro valeria mais, disse uma jornalista da CNBC.

Siga no
Barras de Ouro, Prata e Bitcoin
Barras de Ouro, Prata e Bitcoin

Hoje o bitcoin superou a marca de US $ 58.000 por moeda, no Brasil o ativo já superou a marca dos R$ 320 mil, uma alta de 99% no ano, já que a moeda digital era negociada na faixa dos 29 mil dólares em primeiro de janeiro.

A nova alta fez a moeda digital superar o preço de uma barra de ouro de um quilo, que é negociada atualmente na faixa dos US $ 57.336. As informações são do Decrypt. No Brasil um quilo de ouro vale R$ 309.340,00 hoje.

O valor total de mercado do Bitcoin também atingiu a marca de US $ 1 trilhão na sexta-feria (19), alcançado então 10% da capitalização do ouro, que é estimada em cerca US $ 10 trilhões atualmente.

Preço do Bitcoin no Brasil: Imagem: BitcoinTrade
Preço do Bitcoin no Brasil: Imagem: BitcoinTrade

Preço do Ouro: Imagem: TradingView
Preço do Ouro: Imagem: TradingView

O preço do Bitcoin está em alta desde meados de 2020. A moeda digital valorizou mais de 300% no ano passado e agora o ativo digital está próximo de dobrar de valor, ou seja, 100% de alta. Enquanto isso, o ouro caiu mais de 6% desde o início do ano.

Os gráficos não mentem, felizmente, e comparar o ouro com o Bitcoin definitivamente mostra uma correlação entre o momento em que o ouro atingiu o pico e a criptomoeda realmente decolou.

O ouro valorizou até agosto de 2020, então começou a cair, no mesmo período o Bitcoin disparou.

Isso aconteceu porque muitos investidores estão trocando ouro por Bitcoin, com bilhões de ETFs de ouro vendidos que provavelmente foram para a moeda digital.

Muitos detentores do metal precioso, portanto, podem estar preocupados com o risco da função principal do ouro ser interrompida pela revolução digital.

Preço do ouro em comparação com Bitcoin: 2020 vs 2021
Preço do ouro em comparação com Bitcoin: 2020 vs 2021

Se não fosse o Bitcoin, ouro valeria mais

O ouro atingiu o valor de mais de US $ 2.000 a onça no auge de 2020. A realização natural de lucros fez com que seu preço diminuísse, ao mesmo tempo, vários investidores resolveram investir em Bitcoin.

De acordo com uma jornalista da CNBC, o “ouro seria negociado a US $ 3.000 a onça se não fosse pelo Bitcoin.” Essa afirmação provavelmente é verdadeira e a criptomoeda pode continuar a tirar participação de mercado do metal.

O Bitcoin tem atraído atenção de qualquer investidor que está procurando um ativo resistente à inflação. O ouro tradicionalmente tem servido a esse propósito, mas quando a economia começou a pisar em gelo fino, o ativo digital passou a ser a escolha de várias grandes instituições, como a Tesla, que comprou US $ 1.5 bilhão em Bitcoin.

O investimento da montadora criada por Elon Musk reacendeu o debate sobre o Bitcoin assumir a posição do ouro como um ativo de porto-seguro. De acordo coma Goldman Sachs, o Bitcoin e ouro podem coexistir, mesmo que o ativo digital continue a tirar uma fatia do mercado do ouro.

A tendência de alta do Bitcoin pode continuar, afinal, a moeda digital é muito mais fácil de comprar que o ouro. Para várias pessoas, comprar um ETF de ouro pode ser relativamente fácil, mas pessoas de países emergentes não têm a mesma facilidade, ao contrário do Bitcoin, que pode ser comprado com poucos cliques na internet.

Por este e outros motivos um Bitcoin agora vale mais que uma barra de ouro de um quilo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Máquina de minerar Bitcoin

CEO do Twitter compartilha artigo que ensina minerar Bitcoin em casa

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, compartilhou com seus seguidores uma iniciativa que afirma que a mineração de Bitcoin caseira é rentável no mercado. A...
Jogador de Axie Infinity

Família venezuelana sobrevive nos últimos dias jogando Axie Infinity

Uma família da Venezuela sobreviveu nos últimos 15 dias graças ao Axie Infinity, um jogo popular em Ethereum que tem atraído atenção de gamers...
Preço do Bitcoin em alta

Com alta acumulada de 30% no ano, Bitcoin volta a ser o melhor investimento...

Carteira de investimentos com ativos financeiros volta a destacar o Bitcoin como melhor ativo do mês de julho e até do ano após nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias