19 milhões de bitcoins já foram minerados, restam apenas 2 milhões, o que isso significa?

Muitas moedas de Bitcoin.
Muitas moedas de Bitcoin.

Nesta sexta-feira, 1.º de abril, o Bitcoin alcançou a marca de 19.000.000 de moedas em circulação, restando apenas 2 milhões a serem minerados em todo futuro. Saiba mais como esse número é tão importante para o mercado.

Uma das principais características do Bitcoin é o sua oferta controlada que, além de ter um número máximo de 21 milhões de unidades, o número de novos bitcoins emitidos é reduzido pela metade a quatro anos, em média. Tal característica é chamada halving.

Melhor explicando, os mineradores recebem uma recompensa por cada bloco, em seu início eram 50 bitcoins, reduzida para 25 BTC em 2012 e para 12,5 BTC em 2016. Atualmente estamos na quarta era com recompensas de 6,25 BTC por bloco, número que seguirá até meados de 2024. Diminuindo a emissão continuamente até que não hajam novos bitcoins a serem minerados.

Restam apenas 2.000.000 milhões de BTC fora do mercado

Devido à matemática mostrada acima, o Bitcoin possuirá uma oferta máxima de 21.000.000 de moedas em toda sua existência. Sendo este simples limite a sua principal diferença em relação às moedas fiduciárias — como real, dólar e euro — afinal estas são criadas infinitamente, gerando inflação nos preços de produtos e serviços.

Devido a isso, a mineração de 19 milhões de bitcoin é um marco importante para o mercado, afinal agora restam apenas 2 milhões de moedas fora do mercado. Devido a esta oferta controlada, basta que a demanda se mantenha, ou suba, para que seu preço continue crescendo em relação a outras moedas e ativos.

Inflação monetária do Bitcoin. Fonte: Bashco.

Já em comparação ao ouro, outro ativo finito, sua mineração pode ser intensificada conforme seu preço sobe, gerando mais oferta no mercado. Enquanto no Bitcoin, embora mineradores possam investir mais dinheiro em equipamentos, a recompensa será sempre a mesma a cada bloco. Portanto, é correto afirmar o que o BTC leva vantagem aqui.

19 milhões de bitcoins já foram minerados

Com a mineração de 19 milhões de bitcoins, marco atingido no início da tarde desta terça-feira (1), restam menos de 10% da oferta máxima de Bitcoin fora do mercado. O que dificulta a acumulação futura de BTC por usuários e, principalmente, por mineradores.

19 milhões de bitcoins (BTC) em circulação. Fonte: Blockchair.

Por fim, tal notícia é mais um lembrete sobre a importância da escassez do Bitcoin, uma proteção contra governos que imprimem novas moedas. Isso é uma espécie de imposto invisível. Fazendo com que seu dinheiro perca cada vez mais valor, até que seja substituído por outra moeda.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias