Halving: Qual impacto nos ciclos do Bitcoin?

Se é possível estimar um piso para o preço podemos determinar a partir da base de custo da segurança da rede em relação ao momento do Halving, já que quando acontece o custo é maior.

bitcoin físico sobre cpu do computador
bitcoin físico sobre cpu do computador

Este evento ocorre a cada 210 mil blocos, cerca de 4 anos em média. Quando acontece reduz a oferta em 50% impactando diretamente a emissão de Bitcoin por bloco, além da receita dos Mineiros a partir de tal período.

O Halving mais recente foi a cerca de 2 anos atrás. Sendo o 3° na história do Bitcoin, o Sistema ainda conta com pelo menos 61 Halving até 100% da oferta (21 milhões) serem minerados.

Estima-se próximo dos anos 2140 para conseguir tal efeito, e, a partir disto a receita dos Mineiros advém somente através da taxa (fee) para transação na rede, não gerando mais a transação coinbase (UTxO que revela o endereço de quem minerou aqueles novos Bitcoins).

Contudo, grande parte do fornecimento total de Bitcoin em circulação hoje permanece armazenados e envelhecendo.

A métrica abaixo disponibiliza uma formula com base em entidades (definido como indivíduos ou instituições que controlam um conjunto de endereços na rede Bitcoin) podendo ser categorizada entre ilíquida, líquido e altamente líquido.

Fornecimento de Bitcoin Ilíquido – Glassnode

Consideramos entidades de longo prazo como investidores que mantêm seu BTC trancado em uma carteira fria com a intenção de manter por longos períodos de tempo. Este BTC estará totalmente removido da parte líquida do suprimento de Bitcoin em circulação.

Mais de 75% do fornecimento total circulante de Bitcoin está “ilíquido”, cerca de 14,5 milhões de BTC. Para medida de liquidez de uma entidade, usa-se a seguinte formula: Razão entre as saídas cumulativas e as entradas cumulativas ao longo da vida útil da entidade.

A liquidez definida na métrica é a medida em que uma entidade gasta os ativos que recebe. Exchanges com constantes fluxos de entradas e saídas é definido como entidades líquidas e altamente líquidas.

Comparação Reservas de Bitcoin em Exchanges – CryptoQuant

Vimos um comportamento diferente na oferta dentro das principais Exchanges após o Halving/2020. Diferentemente dos ciclos anteriores pós Halving, a oferta altamente líquida vem sendo drenada. Cerca de 19% desde o evento de redução da oferta em maio de 2020.

Atualmente apenas cerca de 4,4 milhões de BTC estão em circulação constante e disponíveis para compra e venda. O crescimento relativo da oferta ilíquida em relação a oferta líquida durante os mercados de alta do Bitcoin está distorcido, ou seja, podemos considerar desde o movimento corretivo até $30,000 em maio de 2021 que Bitcoin está em período de bear market.

Não há estrutura de preço em posição de bear market, já que a mínima em $30,000 continua estabelecida e não quebrado, além do padrão de evolução no preço em que não é atingido o valor All Time High do ciclo anterior. No caso atual é a faixa de $20,000.

O impacto nesse momento na relação é inversa e maior pressão para aumento da oferta ilíquida. A cada novo Halving com redução de 50% da oferta de novos Bitcoins, a pressão sobre oferta ilíquida tende a ser maior naturalmente, porém com a subida de preços e o reflexo do choque de fornecimento, as pessoas tendem a ofertar BTC para venda.

Reservas de Bitcoin em Exchanges – CryptoQuant

Entre abril e maio do ano passado as Reservas de BTC dentro das principais Exchanges subiram cerca 8%, sinalizando oferta líquida sendo disponibilizada para venda, já que o preço nesse mesmo período corrigiu mais de 50% em relação ao seu último topo histórico.

Durante o movimento corretivo citado a oferta ilíquida diminui e após encontrar a mínima em $30,000 volta a subir gradativamente chegando a superar a oferta ilíquida no mês de abril em mais de 200 mil BTC.

Fornecimento de Bitcoin Ilíquido – Glassnode

Já durante o recente movimento corretivo após uma nova ATH nos preços ($69,000) não fez com que a oferta ilíquida diminuísse, mas sim atingir novos patamares históricos. A pressão de venda vem através do mercado futuro de Bitcoin, especulação e alta alavancagem contribuem para preços voláteis no curto prazo.

A estrutura de mercado é diferente agora, segundo Checkmatey. Não há venda à vista, mas sim cobertura de risco em opções/futuros, além da demanda subjacente parecida (sem varejo, apenas HODLers).

Podemos esperar o curto prazo muito volátil além do preço buscar sempre por “lateralidade infinita”, já que se encontra em acumulação lateral a pelo menos 1 ano.

Reserva dos principais Mineiros – CryptoQuant

Quem anda adicionando/mantendo Bitcoin em suas reservas são os Mineiros, além de estar impulsionando a força computacional da rede para recordes históricos. Nas últimas semanas, a Hashrate ultrapassou a marca de 200.000 Ehash/s chegando atingir 212.000 Ehash/s em 15 de fevereiro.

Força computacional da Rede Bitcoin – Hashrate Glassnode

Historicamente os Mineiros nunca vendem em regiões de fundo no preço do Bitcoin. O comportamento desse grupo pode sugerir patamares de mínimas para Bitcoin, já que o Halving impacta diretamente a oferta do ativo além da receita desses caras.

Tem sido tranquilo a volatilidade de preço para eles, justo pois seu comportamento em regiões de fundo é racional. Os Mineiros não vendem em massa em regiões que apresentam fundo no preço do Bitcoin.

Miners Position Index (MPI) – CryptoQuant

A última saída grande vinda de Mineiros foi no fim de dezembro de 2020 quando o preço estava quebrando o recorde histórico anterior, de 2017 e cotava próximo de $25,000. Desde então não houve mais vendas em massa, além disto as reservas estão apenas a 0,65% do patamar antes da última grande saída.

Cerca de 41.000 BTC foram vendidos por carteiras de Mineiros. Isso é possível de saber pois a cadeia de blocos apresenta a transação coinbase quando um bloco novo é gerado, assim fornecendo os endereços do respectivo pool de mineração ou de um miner solo.

Exemplo Transação Coinbase – Blockchain

Mesmo com os Mineiros vendendo essa quantia de Bitcoin o preço ainda assim continuou a escalar e quebrar a marca de $30,000 elevando o preço mais tardiamente até o recorde histórico de $65,000 em abril de 2021.

Neste momento esses caras estão acumulando, mantendo o Bitcoin em carteiras.

Os Mineiros são a única entidade que requer um custo constante, tal como a eletricidade corrente. Assim, os comportamentos desses caras estão sempre ligados ao preço e ao evento Halving.

Utilizando métrica UTXO da capitalização realizada categorizada por idade em bandas, segundo Ki Young Ju, Bitcoin começa sua fase de acumulação de acordo com dados históricos.

O valor de mercado para o BTC com idade 6 meses + é de 52% agora, sendo 13% no último topo histórico. É improvável que Bitcoin atinge $28,000 já que os novatos estão envelhecendo suas moedas, assim espera que outros novatos entre a partir daqui.

Puell Multiple atingiu a região Verde (1.50-0.50) recentemente indicando baixa receita dos Mineiros comparado ao último ano.

Puell Multiple – CryptoQuant

Historicamente essa faixa indicou todos os fundos principais do Bitcoin, principalmente durante os mercados de Urso após um topo de preço parabólico.

Mapeado através de Sequências (1-4) é possível determinar ciclicamente o comportamento comparado ao preço, sabendo se estamos durante um bull ou bear market.

$65,000 não foi sinalizado como topo parabólico pelo indicador muito menos $69,000, já que ainda permaneceu na região verde durante esse período. Sendo assim, o preço permanece em acumulação lateral desde janeiro de 2021 considerado nesses patamares como barato.

Capitalização de Mercado para Relação Capitalização Thermo – Glassnode

A divergência entre o custo de segurança da rede e o prêmio em que o preço é negociado nesse momento revela o quão perto está do fundo do poço, pelo menos na ótica dos Mineiros.

Se é possível estimar um piso para o preço podemos determinar a partir da base de custo da segurança da rede em relação ao momento do Halving, já que quando acontece o custo é maior.

A escalada de preço é essencial com base no choque de oferta e retenção dos ativos para longo prazo levando em consideração que o trabalho dos Mineiros deva continuar a ser lucrativos, assim o piso para Bitcoin ($30,000 nesse ciclo) segue firme e forte!

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant ou Glassnode e pode visualizar o gráfico ao vivo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!

Últimas notícias