98% dos projetos na Uniswap são golpes, diz estudo

No momento, a Uniswap aparece como a terceira corretora descentralizada com maior volume de transações. Entretanto, os tokens mais negociados são bem conhecidos pelos investidores, como as stablecoins USDC e DAI, bem como as versões "embrulhados" de Bitcoin e Ethereum, o WBTC e o WETH.

Um estudo realizado por três pesquisadores neste ano aponta que 97,7% dos projetos na Uniswap são golpes. No total, mais de 27 mil tokens foram analisados e apenas 631 deles foram marcados como honestos.

O número alarmante de golpes pode estar ligado a facilidade da listagem em uma corretora descentralizada (DEX) como a Uniswap. Afinal, não há nenhuma empresa que faça uma pesquisa sobre os mesmos.

Enquanto isso poderia ser bom, já que elimina todas barreiras aos investidores, tais ferramentas se tornaram um ambiente propício para golpistas roubarem dinheiro dos mais ingênuos.

Puxada de tapete

A maioria dos golpes encontrados pela pesquisa são rug pulls, ou seja, puxadas de tapete. Em suma, golpistas oferecem um token para negociação, mas rapidamente abandonam o projeto, ficando com o dinheiro de quem acreditou nas promessas.

“A lista final contém 27.588 tokens, 631 rotulados como tokens não-maliciosos e 26.957 rotulados como maliciosos […] basta rotular todos eles como maliciosos para atingir uma precisão de 97,7%.”

Indo além, a pesquisa também aponta que existem diferentes tipos de rug pulls, mas que geralmente os golpes são rápidos.

Diferentes tipos de rug pulls na Uniswap. Fonte: Reprodução.

Outro dado que chama atenção é a movimentação destes tokens a partir do endereço de um golpista, onde saldos chegam a ser depositados em corretoras centralizadas.

Gráfico de transação com profundida de 10, do endereço 0x775744…15, onde os nós pretos são endereços diretamente conectados, os nós verdes são transações do tipo rug pull/lavagem de dinheiro e os nós vermelhos são corretoras centralizadas, como Binance, Coinbase e Huobi. Fonte: Reprodução.

Além disso, outros golpes mais antigos também aparecem na Uniswap, como esquemas de pump & dump — ou seja, quando o preço de um token é inflado artificialmente e então poucos lucram com sua venda.

Golpistas se aproveitam da fama da Uniswap

No momento, a Uniswap aparece como a terceira corretora descentralizada com maior volume de transações. Entretanto, os tokens mais negociados são bem conhecidos pelos investidores, como as stablecoins USDC e DAI, bem como as versões “embrulhados” de Bitcoin e Ethereum, o WBTC e o WETH.

Portanto, podemos concluir que a Uniswap está sendo uma ótima ferramenta para quem busca maior privacidade. Sendo assim, os criadores de rug pulls estão apenas se aproveitando do sucesso desta e de outras DEX.

Por fim, é difícil acreditar que estes golpes diminuirão. Portanto, cabe ao investidor avaliar bem um projeto antes de investir, ou apenas ignorar propostas tentadoras, já que 98% delas são golpes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias