Tiff Macklem, presidente do Banco Central do Canadá, afirmou que o Bitcoin não é uma moeda digital pois as pessoas não o usam para comprar produtos e serviços. Esta não é a primeira vez que Macklem faz ataques contra a moeda digital.
A afirmação ocorreu durante conversa com Evan Solomon da emissora CTV, na qual falaram sobre inflação. Sobre este tema, Macklem afirmou que ela é transitória, embora vá durar um bom tempo.
Este é mais um caso que reflete o óbvio, o dólar canadense até pode ser uma moeda, todavia é pior do que o Bitcoin. A inflação no Canadá chegou a 4,4% em setembro, e a previsão é que sua moeda perca poder de compra eternamente.
Bitcoin não é moeda
Segundo o presidente do Banco do Canadá, embora pagamentos digitais estejam tornando-se cada vez mais comuns, especialmente após a pandemia, o Bitcoin não é uma moeda digital já que as pessoas não a usam para isso.
“Deixe-me ser claro, o Bitcoin não é uma moeda digital. As pessoas não usam Bitcoin para comprar coisas… Temos cédulas e vamos ter cédulas, pelo menos enquanto eu for governador; elas não estão indo embora. Ao mesmo tempo, sabemos que nossa economia está se tornando mais digital, e a pandemia acelerou isso”, disse Macklem
Vale lembrar a diferença entre o bitcoin e o dólar canadense, as pessoas são obrigadas a aceitar este último, enquanto o bitcoin é aceito por livre e espontânea vontade. Sendo óbvio que sua adoção leve mais tempo.
Também é importante notar que no Brasil, é mais fácil comprar e vender itens usando bitcoin do que com dólar canadense, mesmo assim ninguém aqui fala que o dólar canadense não é uma moeda.
Segundo métricas on-chain, o Bitcoin está com mais de 5 milhões de transações mensais há mais de quatro anos. É bem provável que uma fração dela seja pelo uso como moeda.
Segundo Macklem, a inflação é transitória
Além de ser usado como moeda, o Bitcoin também vem sendo uma ótima proteção contra a inflação que assola vários países como o próprio Canadá. Sua impressão controlada e número finito de moedas é uma das principais diferenças de moedas como o dólar canadense.
Segundo relatórios, a moeda do Canadá já perdeu 4,4% de seu poder de compra apenas em setembro deste ano. Apesar disso, Macklem afirmou que ela é passageira e que eles “possuem as ferramentas e eles colocarão a inflação de volta no alvo”.
A injeção de mais moedas na economia não tem um efeito imediato, todavia a conta de ações sociais chegou e agora a população precisa pagá-la. Do outro lado temos o Bitcoin, ganhando adoção e rompendo máximas histórias.
"People are not buying bitcoin to buy their groceries, buy their house or fill up their gas tank." Says Bank of Canada governor. Seems this boomer may not have known about LN yet. 🤣🤣🤣 from Bitcoin