Janet Yellen, secretária do Terouso dos EUA e inimiga do Bitcoin, reconheceu que as criptomoedas podem trazer benefícios para o mundo. Sua fala aconteceu nesta sexta-feira (25) durante conversa com Andrew Sorkin da CNBC.
A entrevista ocorre um dia após a Rússia mostrar interesse em negociar recursos naturais por Bitcoin, tentando driblar as sanções impostas pelos EUA e outros países aliados após sua invasão à Ucrânia.
Desta forma, tudo indica que o foco da estratégia americana está relacionado ao controle do setor. Afinal, os EUA são um dos países com o maior poder de mineração de Bitcoin, bem como possui grandes exchanges desta e outras criptomoedas.
Criptomoedas tem seus benefícios, afirma Yellen
Gradualmente o Bitcoin vem mudando opiniões de seus maiores críticos. Nesta ocasião foi Janet Yellen, secretária do Tesouro americano quem fez questão de elogiar as criptomoeda, contudo, obviamente ela ainda está longe de ser uma grande defensora do Bitcoin como outras figuras.
“Bem, as criptomoedas obviamente cresceram aos trancos e barrancos e agora está desempenhando um papel significativo, não tanto em transações [do dia a dia], mas nas decisões de investimento de muitos americanos”, afirmou Janet Yellen, secretária do Tesouro americano. “E o presidente acabou de emitir, há algumas semanas, uma ordem executiva incumbindo a nós e outras agências de pensar sobre a regulamentação das criptomoedas.”
Esta declaração de Yellen aconteceu após Sorkin questionar a sua opinião sobre a situação atual das criptomoedas, especialmente após a Rússia anunciar que está disposta a negociar gás natural por Bitcoin.
"I have a little bit of skepticism," says @SecYellen on #crypto. "On the other hand there are benefits from crypto and we recognize innovation in the payment systems can be a healthy thing," pic.twitter.com/7N1SYxICwq
— Squawk Box (@SquawkCNBC) March 25, 2022
Conforme Yellen é, ou era, conhecida como uma inimiga do Bitcoin, já tendo declarado guerra à criptomoeda, sua resposta amigável às criptomoedas despertou curiosidade do entrevistador que perguntou se a secretária do Tesouro não estava mais cética em relação à tecnologia.
“Tenho um pouco de ceticismo porque estou lá, eu acho válidas as preocupações em torno disso.”, respondeu Yellen, “Um pouco disso tem a ver com estabilidade financeira, proteção do investidor, uso para transações ilícitas e outras coisas.”
Continuando sua resposta, Yellen novamente elogiou as criptomoedas ao aponta que apesar de seu ceticismo, enxerga as criptomoedas como uma inovação que pode trazer benefícios.
“Por outro lado, já vimos os benefícios das criptomoedas e reconhecemos que a inovação no sistema de pagamento pode ser uma coisa saudável.”
Desta forma, os mais de treze anos de história do Bitcoin parecem ter mudado a opinião de mais uma pessoa que antes não gostava tanto das criptomoedas. Além disso, tudo indica que os EUA estarão mantendo o setor sobre seus olhos, tendo certo controle sobre as criptomoedas.