Secretária do Tesouro dos EUA declarou guerra ao Bitcoin?

Yellen se tornou chefe do Tesouro dos EUA em janeiro. Antes de sua nomeação, ela prometeu monitorar de perto o mercado de criptomoedas e reduzir o uso de moedas digitais para fins criminosos.

Siga no
Janet Yellen. Imagem: Youtube
Janet Yellen. Imagem: Youtube

Janet Yellen, a recém-nomeada secretária do Tesouro dos EUA, reforçou sua opinião de que o Bitcoin é “constantemente usado em transações ilícitas”, apesar de ser “ineficiente como forma de pagamento”.

A criptomoeda é ineficaz para transações devido à sua natureza altamente especulativa, disse ela durante sua aparição no DealBook DC Policy Project nesta segunda-feira (22), citando que a criptomoeda é “extremamente ineficiente” devido à quantidade de energia necessária para realizar transações.

De acordo com o analista Sven Henrich, a fala de Yellen é uma declaração de guerra ao Bitcoin.

O discurso de Yellen coincidiu com o preço da moeda digital caindo de uma faixa de US $ 58.000 para US $ 47.600, o maior tombo diário da história. O Ethereum caiu de US $ 2.000 para US $ 1550.

“As pessoas devem ficar atentas, pois pode ser extremamente volátil e eu me preocupo com as perdas potenciais que os investidores podem sofrer… Temo que geralmente seja devido a financiamento ilícito. É uma forma extremamente ineficiente de conduzir transações.”

Yellen já disse no passado que a ascensão da indústria de criptomoedas aumentou os riscos de vulnerabilidades, já que os criminosos “tendem a usar Bitcoin para ações ilícitas”.

Janet Yellen

Yellen se tornou chefe do Tesouro dos EUA em janeiro de 2021. Antes de sua nomeação, ela prometeu monitorar de perto o mercado de criptomoedas e reduzir o uso de moedas digitais para fins criminosos.

Em fevereiro, especialistas da agência de classificação de risco Fitch observaram que uma supervisão mais rígida poderia se tornar um obstáculo para a rápida popularização das criptomoedas.

De acordo com analistas do banco de investimento Macquarie, as moedas digitais dos bancos centrais (CBDC) terão desempenho superior ao do Bitcoin e de outras criptomoedas.

Durante o recente evento, Yellen deu a entender que o Federal Reserve dos EUA poderia se juntar a outros bancos centrais para seguir a tendência de desenvolvimento de uma CBDC.

Os Estados Unidos se envolveram com essa ideia nos últimos anos, mas permaneceram indecisos. Em contraste, a China fez progressos significativos e está testando ativamente sua própria moeda digital nacional.

Yellen disse que um “dólar digital” mantido pelo Federal Reserve dos EUA “pode resultar em pagamentos mais rápidos, seguros e baratos”.

Yellen vs Bitcoin

Desde que assumiu o Tesouro dos EUA no mês passado, Yellen, que é ex-presidente do Federal Reserve deixou claro que vai olhar de perto o Bitcoin. Ela deu a entender que é provável que haja regulamentações rígidas no setor.

Quando perguntada sobre o assunto, Yellen disse que qualquer ação deve ter como objetivo proteger os investidores.

“Acho importante ter certeza de que não é usado como um veículo para certas transações. E que existe proteção para os investidores. E então, regular as instituições que operam com Bitcoin. Certificando-se de que cumprem suas responsabilidades regulatórias. Acho que é certamente importante.”

Em uma audiência virtual do Comitê de Finanças do Senado dos Estados Unidos em janeiro, Yellen se referiu às criptomoedas como uma preocupação crescente nos Estados Unidos. Ela disse que as moedas são usadas “principalmente para financiamento ilícito“.

Ele indicou que o governo dos Estados Unidos precisava examinar maneiras de “restringir” o uso de criptomoedas como parte de seus esforços de combate à lavagem de dinheiro.

Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Criptomoeda Dogecoin (DOGE) em cima de teclado Elon Musk

Desenvolvedores voltam a atualizar a Dogecoin

No meio da alta recorde das criptomoedas no ano passado, a Dogecoin (DOGE) se destacou como uma ovelha negra. Ela valorizou 2100% no intervalo...
Citi

Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O Bitcoin está em um "ponto de inflexão" e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário...
Francis Suarez em entrevista à "Axios on HBO". Imagem: Youtube

Governos não podem manipular o Bitcoin, diz prefeito de Miami

Francis Suarez, o prefeito de Miami, quer tornar o Bitcoin parte do futuro econômico de sua cidade e, em uma entrevista à "Axios on...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O Bitcoin está em um "ponto de inflexão" e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário...

Governos não podem manipular o Bitcoin, diz prefeito de Miami

Francis Suarez, o prefeito de Miami, quer tornar o Bitcoin parte do futuro econômico de sua cidade e, em uma entrevista à "Axios on...

Google Finance cria página dedicada a criptomoedas

O Google Finance, o site de dados sobre finanças mantido pela gigante de tecnologia, adicionou uma guia dedicada a criptomoedas, com um posicionamento de...

Hacker ameaça vazar dados que “podem prejudicar toda indústria de criptomoedas”

A Tether disse que está sendo extorquida e que o criminoso exigiu 500 bitcoins para não vazar documentos que podem "prejudicar todo o ecossistema...

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...