A maior corretora dos Estados Unidos, a Coinbase, foi processada na última quinta-feira (12) por investidores de uma stablecoin supostamente enganosa. Quando compraram a moeda, eles imaginaram que o valor de mercado dessa seria ligada ao Iene japonês, o que não aconteceu.
Essa criptomoeda foi emitida pela empresa GMO-Z.com Trust Company, que afirma ter a primeira stablecoin japonesa e regulamentada do mundo.
O que chama atenção no caso é que os critérios de listagem de criptomoedas na Coinbase costumam ser rígidos. Mesmo assim, nos últimos anos a corretora tem aberto as portas para mais moedas, que passaram por fortes valorizações após serem listadas na plataforma.
Coinbase é processa por investidores de stablecoin supostamente enganosa
Em novembro de 2021, a Coinbase anunciou a listagem da criptomoeda GYEN, uma criptomoeda que carrega em seu nome uma referência ao YEN (Iene japonês).
Dessa forma, a criptomoeda deveria ser atrelada a moeda japonesa e manter seu valor estável, levando investidores a comprarem a moeda em suas negociações.
Após o anúncio da Coinbase, o preço de mercado da GYEN sair de 1 iene japonês para 2,69 ienes. Ou seja, uma moeda que deveria ser estável entrou em um forte movimento de alta repentina, que surpreendeu os investidores.
No entanto, o maior problema ocorreu quando a cotação da GYEN despencou novamente e rapidamente, levando os investidores a verem volatilidade em uma moeda aparentemente estável. Para piorar a situação, a Coinbase travou as negociações da moeda e impediu os investidores de venderem suas posses na alta, ocasionando prejuízos a eles.
Na última quinta, temendo após ver o colapso da criptomoeda Terra (LUNA) e TerraUSD (UST), os investidores protocolaram em um Tribunal de Justiça da Califórnia um processo contra a Coinbase. Eles alegam que a moeda estável japonesa é enganosa, de acordo com informações divulgadas pela Bloomberg.
Empresas citadas não comentaram sobre processo
Procurados para se manifestar pela reportagem, nem a Coinbase, nem a GMO-Z, se manifestaram sobre o assunto até o momento.
Vale lembrar que o colapso das stablecoins entrou na mira das autoridades dos Estados Unidos na última semana. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, por exemplo, pediu regulamentações ao setor urgente para evitar que mais danos sejam causados a investidores.
A principal razão desses novos problemas envolvendo criptomoedas supostamente estáveis é que suas cotações não estão sendo seguras como deviam, sendo o colapso do UST um marco para investidores do mercado nos últimos dias. O CEO da LUNA, Do Kwon, chegou a pedir desculpas aos investidores e se diz de coração partido por causar sofrimento com sua invenção.