Com 96 anos, a Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), deixando para a Inglaterra um grande legado pelo seu reinado, marcado até pelo interesse na tecnologia blockchain.
O site oficial da monarquia inglesa confirmou o óbito da rainha, informando que ela estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, no momento em que faleceu.
Apesar de retirar o site oficial do ar para manutenção, as informações oficiais dizem que ela “morreu pacificamente esta tarde”. A expectativa é que o corpo da rainha chegue em Londres na próxima sexta-feira (9).
Rainha da Inglaterra demonstrou interesse na tecnologia blockchain
Quando tinha 94 anos, Elizabeth II enviou um sinal para o mercado de criptomoedas de que estava olhando para a tecnologia com atenção.
Isso porque, em 2020, a British Blockchain Association enviou para ela a sexta edição do seu jornal, com uma cópia que entraria para a história.
Ao receber o material que falava sobre a tecnologia base das criptomoedas, a associação de blockchain inglesa não contava que receberia um agradecimento público da rainha Elizabeth II, que demonstrava estar antenada no material, elogiando este por ser produzido em versões online e físicas.
Na cobertura sobre o elogio da rainha sobre o periódico de blockchain, o Financial Times elogiou Elizabeth II pelo seu interesse em inovação, mesmo em uma idade avançada.
Curiosamente, a última aparição pública de Elizabeth II foi na última terça-feira (6), quando empossou a nova primeira-ministra Liz Truss em seu cargo. E nova mandatária do parlamento inglês é uma defensora das criptomoedas e deve evoluir na regulamentação deste setor no país.
Mas como nem tudo são flores, golpistas tentaram utilizar a imagem da rainha em um golpe de bitcoin em 2019, simulando uma carta real para pedir doações.
Quem será o novo rei da Inglaterra?
Em um pronunciamento oficial na tarde desta quinta, o futuro Rei da Inglaterra, será Charles Philip Arthur George, com 74 anos. Filho mais velho de Elizabeth II, ele era o herdeiro do trono e se torna o rei mais velho a assumir o trono na história do país.
Após a confirmação pública do falecimento de sua mãe, ele emitiu uma carta pública pelo Twitter da Família Real Britânica.
Nas primeiras palavras de Charles como Rei, ele disse que sabe que o momento é de grande sofrimento para a população do país, assim como de todo mundo.
“A morte de minha mãe amada, sua majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros de minha família.”
A statement from His Majesty The King: pic.twitter.com/AnBiyZCher
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022