Novo esquema usa Rainha da Inglaterra e Brexit para roubar Bitcoin

Este é apenas um de muitos esquemas que tem surgido ultimamente utilizando nomes conhecidos para tentar ganhar Bitcoins à custa dos outros.

Siga no

Há um novo esquema sendo usado por golpistas à procura de Bitcoin, e este envolve um suposto pedido da Rainha da Inglaterra, e o potencial impacto económico do Brexit.

Segundo a Forbes, este novo esquema foi descoberto depois de Paul Ridden, CEO de uma empresa tecnológica no Reino Unido, ter compartilhado uma carta que recebeu pelos correios, nesta, o secretário privado da Rainha Elizabeth II revela que “Sua Majestade precisa pagar à União Europeia £19 milhões (R $97.1 milhões) para ‘salvaguardar a economia.'”

A carta acrescenta que 82% dos fundos já foram arrecadados, e pede então uma doação entre £450,000 e £2,000,000 (R$ 2.3 e R$ 10.2 milhões) em Bitcoin para chegar ao objetivo. Em troca, promete juros de 30% em três meses, bem como um lugar na Royal Warrant Holders Association, uma organização legítima de indivíduos e empresas que fornecem bens ou serviços à realeza to Reino Unido por pelo menos cinco anos.

carta fraudulenta enviada por golpistas a pedir bitcoin Rainha
carta fraudulenta enviada por golpistas a pedir bitcoin Rainha

Em troca da doação em Bitcoin, a carta afirma que os impactos do Brexit não serão sentidos no país. Pede ainda sigilio para que não sejam afetados supostos acordos da Rainha de Inglaterra. Segundo Paul, os golpistas podem estar tentando usar cartas porque quem está online “já sabe prevenir”.

“No mundo corporativo, uma das coisas que estamos sempre tentando proteger são esses ataques de engenharia social e, acho que entrando no papel, talvez esteja tentando passar por uma porta que não está protegida.”

A carteira apontada pelos golpistas para receberem o Bitcoin tem atualmente cerca de R $11.4. A quantia pode ter sido enviada por investigadores que procuram saber qual a identidade dos golpistas através da blockchain.

Este é apenas um de muitos esquemas que tem surgido ultimamente utilizando nomes conhecidos para tentar ganhar Bitcoins à custa dos outros. Alguns casos populares incluem nomes de renome no mundo do futebol, bem como multimilionários.

Como noticiado no Livecoins, este ano vídeos no YouTube com a promessa de “Bitcoin Grátis” atraíram inocentes para golpes que pediam para instalar software nos computadores das vítimas. Quando este era carregado, facilitava o roubo de senhas de acesso.

Alguns golpistas chegaram até a tentar fazer chantagem com as suas vitimas, dizendo que conseguiram filma-los enquanto viam pornografia nos seus computadores. A chantagem consistia em pedir um pagamento em Bitcoin, em troca de não enviar o vídeo aos seus conhecidos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Francisco Memoria
Francisco juntou-se à comunidade crypto em 2016, altura em que começou a escrever para várias publicações na área, incluindo Bitcoin.com, CCN, e The Merkle, entre outras. Apoia o libertarismo, e é grande fã e tecnologia.
CVM versus Coinbene corretora no Brasil

Corretora de criptomoedas anuncia fim de atividades no Brasil

A corretora global de criptomoedas Coinbene anunciou nesta segunda-feira (18) o fim de suas atividades no Brasil, devido a razões políticas "conhecidas". Está é segunda...
Martelo da Justiça e Bitcoin em destaque

Safra pede bloqueio de criptos em corretoras para cobrar dívida de posto de gasolina

O Banco Safra poderá pedir o bloqueio de criptomoedas em corretoras em um caso que envolve uma rede de postos em São Paulo que...

Primeiro ETF de Bitcoin nos EUA estreia nesta terça-feira

Embora muitos apontassem que o ETF da Valkyrie seria o primeiro a ser aprovado, a ProShares saiu na frente desta largada. Segundo a empresa,...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias