Na reta final de 2022, um rumor surgiu no mercado de bitcoin, colocando pressão sobre uma baleia que carrega muitas moedas, adquiridas desde 2020 publicamente. O caso em questão envolve o bilionário Michael Saylor e, consequentemente, sua empresa MicroStrategy (MSTR: NASDAQ).
Como um dos magnatas do bitcoin que mais perdeu dinheiro em 2022, na casa de milhões de dólares, muitos observavam os próximos passos de Saylor.
Isso porque, com 130 mil BTCs em sua posse, caso resolvesse vender parte do valor no mercado, a queda poderia ser brutal para a cotação do bitcoin.
Rumor apontava que baleia de bitcoin poderia liquidar posição para salvar sua empresa e mercado chegou a cair
Tudo começou no dia 20 de dezembro, quando o detrator do Bitcoin, Peter Schiff, compartilhou um novo rumor. É comum que, durante o mercado em queda, ele aproveite para compartilhar situações preocupantes envolvendo a moeda digital, da qual não gosta.
De acordo com o lendário defensor do ouro, a MicroStrategy comprou bitcoin em busca de chamar atenção e se salvar de uma liquidação. Para Peter, caso este fosse o caso, então era possível que a empresa com ações listadas em bolsa não aguentaria muito mais a pressão.
“Pela primeira vez eu ouvi Saylor admitir que adicionar Bitcoin ao balanço da MicroStrategy era basicamente uma Ave Maria para evitar a liquidação da empresa. Se a única coisa que o $MSTR tem a seu favor é uma posição especulativa alavancada no Bitcoin, então não há nada a seu favor.”
For the first time I heard @saylor admit that adding #Bitcoin to the @MicroStrategy balance sheet was basically a Hail Mary to avoid liquidating the company. If the only thing $MSTR has going for it is a leveraged speculative position in Bitcoin, than it has nothing going for it.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) December 20, 2022
Curiosamente, nem a MicroStrategy, nem Michael Saylor, seu antigo CEO, comentaram publicamente o rumor.
De qualquer forma, no dia de natal, Saylor divulgou uma imagem enigmática, vestido de papai noel, como sendo um “holdler” de bitcoin convicto. Ou seja, indicou que não pretendia vender nada e praticamente respondeu às críticas de Peter Schiff.
Ho Ho #HoDl pic.twitter.com/3yaUUQ5KaA
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) December 25, 2022
Michael Saylor compra mais bitcoin em resposta a temores e praticamente sela rumores na véspera do Ano Novo
Nesta quarta-feira (28), o bitcoin chegou a cair 1,1%, cotado em US$ 16.600,00 na média de valor em Dólar entre as principais corretoras. O mercado temia que uma liquidação forçada da MicroStrategy acabasse com o final de ano, que já não foi fácil.
Contudo, enquanto muitos esperavam um derrame no mercado, Michael Saylor e sua empresa calaram os críticos, ao anunciar que compraram mais Bitcoins.
Em chamada pelo Twitter, Saylor anunciou a compra de mais 2.500 BTCs para o tesouro de sua empresa, ação realizada nos últimos dias antes do natal.
“A MicroStrategy aumentou suas participações em Bitcoin em 2.500 BTC. A partir de 27/12/22 a MicroStrategy detém aproximadamente 132.500 bitcoins adquiridos por aproximadamente $4,03 bilhões a um preço médio de aproximadamente $30.397 por bitcoin. $MSTR.”
MicroStrategy has increased its #Bitcoin Holdings by ~2,500 #BTC. As of 12/27/22 @MicroStrategy holds ~132,500 bitcoin acquired for ~$4.03 billion at an average price of ~$30,397 per bitcoin. $MSTRhttps://t.co/lcMeULcGQk
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) December 28, 2022
Vale lembrar que a nova compra da MicroStrategy pode ajudar a acalmar o mercado no final de ano. Mesmo assim, a queda do bitcoin em 2022 segue em 65% abaixo da cotação de 1 de janeiro na comparação com 28 de dezembro.