O 27º Encontro dos Economistas da Região Sul (ENESUL) será realizado nos dias 24 e 25 de agosto de 2023, em Curitiba, reunindo economistas de referência nacional e regional para discutir temas atuais da política econômica.
O evento será organizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) e terá como tema principal “Transformação Digital na Economia“.
Este encontro promoverá debates sobre o impacto da tecnologia na economia e as mudanças nos setores e modelos de negócios.
Além dos economistas, estudantes de ciências econômicas e a população em geral também são convidados a participar, visando contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
No primeiro dia do evento, será realizado o 4º Encontro de Peritos em Economia e Finanças da Região Sul, que contará com palestras, workshops e debates com especialistas da área. O encontro será presencial e terá como sede a Universidade Positivo – Campus da Praça Osório, em Curitiba.
Em evento para economistas brasileiros, tema de quebra dos bancos e das criptomoedas entra em discussão
A programação do ENESUL inclui a Solenidade de Abertura no dia 24 de agosto, seguida por uma Palestra Magna com o economista e Doutor Marcelo Luis Curado, Diretor Administrativo Financeiro da AGEPAR – Agência. No dia 25 de agosto, serão realizados três painéis de discussão sobre os desafios do desenvolvimento, crescimento e distribuição de renda, transformação digital e competitividade, e a crise dos bancos digitais e criptomoedas.
O ENESUL é promovido anualmente em sistema de rodízio entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Surge de discussões regionais sobre temas de interesse da categoria dos economistas, subsidiando as discussões em nível nacional nos eventos como o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE) e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE).
Um dos painéis contará com um painel intitulado “Crise dos bancos digitais – Criptomoedas”. Esse painel abordará a temática das criptomoedas, as quais são moedas digitais descentralizadas baseadas em criptografia.
Os palestrantes do painel são os economistas Econ. Kalil Gamel El Tassa (CoreconPR), Dra. Emanuelle Nava Smaniotto (CoreconRS) e Fernando Jaques de Borba (CoreconSC). A moderadora será a Dra. Fernanda Franckenberger Silva, Coordenadora de Economia UP.
Criptomoedas no radar dos economistas
As criptomoedas têm sido um assunto cada vez mais relevante no cenário econômico e financeiro global.
Elas representam uma forma inovadora de realizar transações financeiras, utilizando tecnologias como blockchain para garantir a segurança e a transparência nas operações.
No início de 2023, alguns bancos que atendiam o mercado acabaram falindo nos EUA, como o Silvergate, por exemplo. Com os impactos do setor bancário, economistas da região Sul do Brasil discutiram algumas implicações da ligação.