Plataforma de criptomoedas que atua no Brasil perde US$ 37 milhões em ataque hacker

Empresa atua em vários países com seus serviços de intermediação no mercado de criptomoedas. Após ataque hacker, investiga o caso com ajuda de outras empresas do mercado e com autoridades.

A Coinspaid, uma plataforma de criptomoedas que opera em vários países, inclusive no Brasil, foi a mais nova vítima de um ataque hacker, que levou milhões de dólares em bitcoin do seu ecossistema.

As primeiras investigações de analistas indicam que os responsáveis pelo ataque podem estar ligados ao Governo da Coreia do Norte. Contudo, ainda não está comprovado quem são os atacantes.

De qualquer forma, a empresa teve que bloquear os saques a clientes, que só foram retomados na última quarta-feira (26).

Coinspaid é alvo do Grupo Lazarus

Até a última terça-feira (25), a Coinspaid ainda investigava o incidente, que ocorreu no dia 22 de julho de 2023. De acordo com a empresa, os hackers levaram 37,5 milhões de dólares no ataque, fato que comprometeu os saques na plataforma.

No dia 25, a empresa alegou que ainda investigava o problema e pedia desculpas aos clientes pela inconveniência.

O investigador blockchain ZachXBT foi um que acompanhou o caso e declarou que a empresa entrou na mira do Grupo Lazarus, ligado ao governo norte-coreano. “O problema é que você foi hackeado pela Coreia do Norte, é isso lol”, disse o analista via Twitter.

A empresa confirmou o ataque em seu blog próprio.

“Em 22 de julho, CoinsPaid sofreu um ataque de hacker, resultando no roubo de US$ 37,3 milhões. Suspeitamos que o Grupo Lazarus, uma das organizações de hackers mais poderosas, seja responsável. Sua lista de vítimas também inclui as principais empresas do mundo: Sony (USD 81M), Axie Infinity (USD 625M), Horizon Bridge (USD 100M), Atomic Wallet (USD 100M) e Alphapo (USD 23M).”

Após as primeiras investigações, a empresa conseguiu liberar novamente os saques, indicando que a ameaça mais séria já passou.

Após o tempo de inatividade parcial, nossos serviços estão subindo e funcionando um a um no novo ambiente seguro. Esperamos que demore mais alguns dias para resolver pequenos detalhes e garantir que o sistema funcione sem problemas“, destaca Max Krupyshev, CEO da CoinsPaid.

Empresa diz que vai levar hackers à justiça

Ajudam nas investigações sobre o caso várias empresas de análise blockchain, como a Binance e Chainalysis. Para o CEO, os criminosos não deverão escapar da justiça.

A CoinsPaid se recuperará e continuará fornecendo soluções inovadoras de pagamento de primeira classe, apesar do incidente. Não temos dúvida de que os hackers não escaparão da justiça“, acrescentou Max Krupyshev.

Um relatório de segurança foi emitido ao governo da Estônia pela empresa, que agora espera investigar a situação e reforças sua segurança para evitar novas fraudes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias