Pesadelo das criptomoedas pode se tornar realidade nos próximos meses, diz trader

Com o próximo halving agendado para abril de 2024, onde as recompensas para mineradores serão cortadas pela metade, Cowen acredita que o cenário atual é consistente com padrões anteriores.

Benjamin Cowen, trader de criptomoedas com quase 787 mil seguidores, prevê um cenário sombrio para as criptomoedas pelo resto de 2023. Em um vídeo recente publicado no YouTube, Cowen indicou que as altcoins podem enfrentar dificuldades para fechar o ano, replicando padrões observados em anos anteriores ao halving do Bitcoin.

O trader e investidor também alerta que, apesar de o Bitcoin estar em ligeira alta neste mês, a principal criptomoeda do mercado pode fechar o mês no vermelho, como fez em 2019, ano anterior ao halving.

“Há uma boa chance de que as criptomoedas, especialmente as altcoins [qualquer criptomoeda que não seja o Bitcoin], tenham dificuldades pelo resto do ano, o que já aconteceu em anos anteriores ao halving.”

Benjamin Cowen BTC Year to date
Benjamin Cowen BTC Year to date

Altcoins terão dificuldades nos próximos meses

Segundo Cowen, o mercado de altcoins tem historicamente enfrentado dificuldades em anos que antecedem o evento de halving do Bitcoin (BTC).

Com o próximo halving agendado para abril de 2024, onde as recompensas para mineradores serão cortadas pela metade, Cowen acredita que o cenário atual é consistente com padrões anteriores.

Ele destaca que tal comportamento de mercado é comum mesmo na ausência de recessões ou ameaças de recessões.

O analista também fez observações sobre o desempenho recente de várias altcoins, incluindo Ethereum (ETH), Cardano (ADA), Polkadot (DOT), Solana (SOL) e Avalanche (AVAX), todas registrando quedas este mês.

Outras criptomoedas como Dogecoin (DOGE), Polígono (MATIC) e XRP também foram mencionadas, com o XRP registrando um aumento modesto após uma queda acentuada no mês anterior. Litecoin (LTC), por sua vez, teve uma recuperação leve após uma queda significativa.

“Ethereum (ETH) caiu 3,31%. Cardano (ADA) caiu quase 4% este mês. Polkadot (DOT) caiu quase 6%. Solana (SOL) caiu meio por cento. Avalanche (AVAX) caiu 11% este mês. Muitas dessas altcoins caíram este mês.

Dê uma olhada na Dogecoin (DOGE). Caiu 3%. Veja a Polígono (MATIC). Caiu quase 5%. No mês passado, caiu quase 27%, em comparação com, digamos, ADA no mês passado… queda de 16% ou DOT no mês passado que caiu 16% ou Ethereum no mês passado… queda de 11%. Então, sim, o XRP está disponível este mês. Também sofreu uma queda bastante grande no mês passado, depois de subir. Basicamente, trata-se apenas de reconstituir muitos dos ganhos obtidos após a notícia da Ripple vs SEC. A Litecoin (LTC) subiu ligeiramente este mês, 1,88%, depois de cair quase 31% no mês passado.”

Benjamin Cowen altcoins
Benjamin Cowen altcoins

Pesadelo das criptomoedas pode se tornar realidade

Cowen não é o único analista com previsão pessimista para o setor, já que depois que o presidente do Banco Central Americano (Fed), sinalizou que as taxas de juros permanecerão altas por mais tempo, as criptomoedas estão enfrentando um cenário de “pesadelo”.

“Os custos dos empréstimos permanecerão elevados e o refinanciamento será um pesadelo para as empresas de criptomoedas”, disse Edward Moya, analista da Oanda, à Coindesk após a decisão do Fed de manter as taxas de juros no nível mais alto em pouco mais de 20 anos.

A política rígida do Fed pode afetar os preços das criptomoedas, de acordo com vários analistas do setor, que argumentam que os mercados de ações e taxas dos EUA quebraram alguns níveis muito importantes, e a reflexividade pode assumir o controle da tese de baixa a partir daqui.

“Esse movimento macro pode se infiltrar nos mercados de criptomoedas”

Com base na análise de Cowen, os investidores de criptomoedas podem precisar se preparar para um final de ano possivelmente desafiador para as altcoins, especialmente à luz dos padrões históricos que se repetem antes dos eventos de halving.

“O Bitcoin testou a faixa de suporte do mercado altista e sei que muitas pessoas estão esperançosas de que ele feche o mês verde e acabe com a maré ruim, mas só quero que as pessoas estejam cientes de que em setembro de 2019 vimos algo muito semelhante onde ele se recuperou nas primeiras semanas e depois desapareceu lentamente. Saiba que isso também aconteceu em 2019 e acabamos perdendo a última semana do mês.”

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias