Liberland: país que tem bitcoin como moeda oficial é invadido pela Croácia

Invasão croata em território da Liberland causou tensão em relação entre os países. Oficiais destruíram casas e pegaram itens dos moradores locais, mas ninguém se feriu.

Um país europeu, cujo bitcoin é uma moeda oficial, foi invadido pela polícia da Croácia, que levou vários pertences dos moradores em sua incursão ilegal. Toda a invasão do território foi filmada, e ninguém se feriu na ação.

De acordo com o Presidente Vito Jedlička, do país Liberland, a invasão foi uma ação brutal do governo croata contra seu país.

Ele pediu em um comunicado em vídeo que a Croácia e Liberland cheguem a um acordo para construir o futuro em conjunto, sem ações de ataques que ultrapassem a fronteira.

Proclamado desde 2015, e reconhecido pela Comissão Europeia em 2019 como nação independente, Liberland é uma nação que defende os ideais libertários, e reúne diversos apoiadores em todo o mundo.

Invasão da Croácia em Liberland é a primeira contra um país que tem o bitcoin como moeda oficial

Além da invasão, destruição de casas e confisco de itens pessoais dos moradores de Liberland, as autoridades da Croácia cometerem a primeira incursão internacional contra um país que tem o bitcoin como moeda oficial.

Se autodenominando um criptoestado, Liberland ainda declarou que alguns de seus moradores foram presos pela polícia croata. As alegações que justificam as prisões envolvem a “falha em cumprir uma ordem legal”.

O que mais chocou a comunidade local foi o fato de a invasão ocorrer no Dia Internacional da Paz, em 21 de setembro de 2023.

Durante a incursão que violou as fronteiras entre os países, a polícia da Croácia ainda teria agido com truculência contra os moradores, tratando todos muito mal.

Vale lembrar que a micro-nação, de apenas sete quilômetros quadrados, faz fronteira com a Sérvia e a Croácia, embora a Sérvia já tenha renunciado de controlar a região de Liberland.

Veja no vídeo abaixo o pronunciamento do presidente de Liberland sobre o ataque internacional.

Não é a primeira vez que destruição atinge a Liberland

Em comunicado público, o Governo Libertário de Liberland divulgou que a ação não é a primeira contra suas terras.

Isso porque, em setembro de 2017, exatamente há seis anos, um pavilhão de caça de Liberland teve sua demolição completa, por atos do país vizinho. Agora em 2023, a comunidade moradora e entusiasta da micronação estava remontando as estruturas.

Localização de Liberland no Google Maps
Localização de Liberland no Google Maps.

Em nota, o governo do país libertário declarou que espera trabalhar para superar a confusão.

“Procuramos trabalhar com os croatas para encontrar uma solução pacífica e mutuamente benéfica para nossos países. As autoridades da Liberland sempre agiram de acordo com o direito internacional e para evitar confrontos com a polícia de fronteira croata. Nossa posição é a de que o povo de Liberland deve poder visitar e morar na área sem assédio ou prisão. Nossos cidadãos não estão construindo em solo croata, mas em seu próprio país, a República Livre da Liberland, e não somos uma ameaça ou risco para a Croácia de forma alguma.”

Veja mais vídeos da invasão ao país bitcoiner a seguir.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias