CriptoEstado? Liberland, Puertopia, BitNation

Siga no
CriptoEstado
Imagem: Varyon

Uma gama de países conhecidos aceitam criptomoedas para transações, sendo o Japão o país com maior adoção e volume de transações, porém, algumas nações não tradicionais estão utilizando também as criptomoedas, conheça o criptoestado.

CriptoEstado

O funcionamento prático dos estados não tradicionais são praticamente relacionados ao conceito de micronação, ou seja, os seres humanos estão criando e testando limites geográficos.

O maior problema enfrentado até aqui, obviamente, é que os estados tradicionais não reconhecem esses estados e ainda tentam impor restrições aos mesmos. Muitos países inclusive não reconhecem as criptomoedas.

Por exemplo, no caso da Liberland, que é uma divisa entre Croácia e Sérvia, seu fundador já foi preso e condenado a pagar multa por entrar em “seu próprio” território.

Já em Porto Rico, uma outra ideia de criar uma nação baseada em criptomoedas está em andamento, se denominando Puertopia. Essa já não encontra tantas dificuldades com o governo.

Uma outra iniciativa famosa que se chama BitNation, propõe que as pessoas se organizem e façam elas mesmas as suas leis e soluções para o mundo, utilizando contratos inteligentes e blockchain Ethereum para isso.

Percebe-se que essas iniciativas são ligadas a liberdade dos indivíduos e propõem novos paradigmas para a sociedade, ligada pela blockchain e criptomoedas.

[quads id=3]

Maior problema do “CriptoEstado”

Como visto anteriormente, a busca pela criação de micronações é algo que vem crescendo com o passar dos anos, e cada vez mais iniciativas buscam formas de inovar em novas sociedades.

Para isso, uma nova iniciativa chamada Blue Frontiers tentou criar um ICO para financiar as suas atividades, e foi barrada pela regulamentação dos países, o que não impediu o seu progresso.

Em maio de 2018 eles vieram a público informar entretanto que irão lançar a sua própria nação, que será uma ilha flutuante no Oceano Pacífico com 300 casas no início.

Mais do que isso, foi anunciado que está a venda a sua própria criptomoeda chamada Varyon, que pode ser comprada com Ethereum, e já arrecadou mais de quatro mil ethers atualmente.

Com essa novidade vemos surgir países com auto-gestão e políticas de consenso inovadores, apoiados pelas criptomoedas e blockchains, superando inclusive o maior problema que é a regulamentação dos mesmos, pois se colocam independentes de velhos conceitos.

Aviso Legal: Não damos indicações de compra e venda de criptomoedas e tokens, o estudo das criptomoedas citadas acima foi para fim educativo e informativo.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Placa de clientes pede que GenBit devolva dinheiro sócio

Sócio da GENBIT desaparece e não é encontrado pela justiça

Um sócio da GENBIT desapareceu e não foi encontrado pela justiça brasileira. Agora, ele terá alguns dias para se apresentar. A empresa é acusada...
JP-Morgan-Chase-Loan

JPMorgan admite que estava errado sobre Bitcoin (de novo) e prevê preço em $...

O maior banco dos EUA, JPMorgan, o mesmo que chamou o Bitcoin de fraude há alguns anos, admitiu que a moeda digital "continua" a...
Fantástico Piramides

Reportagem do Fantástico fala sobre pirâmides financeiras no Brasil

O programa Fantástico, da Rede Globo, falou no último domingo sobre a atuação das pirâmides financeiras que atuam no Brasil. Uma das citadas pela...

Últimas notícias

JPMorgan admite que estava errado sobre Bitcoin (de novo) e prevê preço em $ 140 mil

O maior banco dos EUA, JPMorgan, o mesmo que chamou o Bitcoin de fraude há alguns anos, admitiu que a moeda digital "continua" a...

Reportagem do Fantástico fala sobre pirâmides financeiras no Brasil

O programa Fantástico, da Rede Globo, falou no último domingo sobre a atuação das pirâmides financeiras que atuam no Brasil. Uma das citadas pela...

Coinbase revela que tem $ 20 bi sob custódia e “explosão de capital institucional”

Em uma entrevista para um canal no Youtube, a Coinbase revelou que teve "uma explosão de capital institucional recebido". De acordo com Brett Tejpaul,...