Cerca de 90 agentes brasileiros de diversas forças policiais receberam um treinamento em criptomoedas do Consulado dos Estados Unidos no Brasil.
Os diversos agentes de diversas forças de segurança e órgãos públicos participaram na última quinta-feira (5), do “Treinamento em Fraude Documental, Investigação com Criptomoedas e Cooperação Internacional“.
O evento foi realizado por agentes do Consulado-geral dos Estados Unidos da América no auditório da UniPRF, em Florianópolis/SC.
A capacitação é mais uma no Brasil que mostra como autoridades dos EUA conduzem investigações sobre crimes envolvendo transações com criptomoedas.
Consulado dos EUA promove capacitação de mais de 90 agentes brasileiros em criptomoedas
O evento fomentou a colaboração interagências no cenário nacional e internacional no combate às diversas modalidades de crimes e fraudes documentais e cibernéticos, que transcendem os limites nacionais. As informações são do PRF Ensino.
Além dos policiais rodoviários federais, estiveram acompanhando o treinamento policiais civis, militares e federais, além de membros do Ministério Público e diversas outras agências públicas.
Com as novas capacitações os agentes conheceram técnicas de investigações modernas que podem ajudar nos trabalhos contra crimes no Brasil. Como o país é um dos de maior adoção das criptomoedas nos últimos anos, a capacitação dos agentes públicos se intensificou.
O curso é um dos promovidos no Brasil pelo Consulado dos EUA para ajudar agentes ainda em Florianópolis.
Nos últimos anos muitos cursos ocorreram em intercâmbio de informações de agentes do Brasil e EUA, o que demonstra uma aproximação dos países em investigações criminais.
Em agosto de 2023, por exemplo, o Serviço Secreto dos EUA realizou uma palestra sobre criptomoedas em Brasília, com convidados da segurança pública no Brasil.
Antes disso, em novembro de 2022, vários desembargadores brasileiros estudaram os detalhes da apreensão de criptomoedas com especialistas dos EUA.
UniPRF se mudará para Brasília em breve
O curso de criptomoedas na UniPRF é um dos primeiros que ocorre em Florianópolis após a confirmação de que a sede do local mudará para Brasília (DF).
Isso porque, na última terça-feira (3), o Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino assinou o plano de mudar a escola para a capital brasileira. Os planos envolvem uma migração para a nova sede até 2025.
Vale lembrar que em 2023 entrou em vigor a Lei nº 14.478/2022, chamado Marco das Criptomoedas, entrou em vigor no Brasil. Com isso, a regulação prevê que crimes com as moedas digitais descentralizadas podem acarretar multas e prisões.