Um recente estudo lançado pela empresa Tools for Humanity, empresa criada por Sam Altman, criador do ChatGPT, aponta que os brasileiros estão mostrando preocupação com sua “prova de humanidade” na internet.
O Proof of Humanity é uma forma de verificar que as pessoas interagindo com a internet são pessoas de fato, e não robôs de inteligência artificial.
E o recente avanço da inteligência artificial e a crescente digitalização da sociedade já despertam a preocupação, entre os usuários brasileiros de internet, sobre com quem estão de fato interagindo online. Nove em cada dez pessoas (91%) apoiam o desenvolvimento de novas tecnologias para verificar o que é interação humana e o que é interação de robôs no ambiente digital. E 70% estão de algum modo preocupadas se o conteúdo que estão vendo é gerado por um humano ou por um bot.
Os dados são de um estudo exclusivo da Tools for Humanity com a Ipsos, que ouviu 1.200 pessoas no mês de novembro, em todo o Brasil. Os resultados vão ao encontro de um cenário de crescente automatização online. Segundo o relatório Bad Bot, da Imperva, lançado no início deste ano, quase metade de todo o tráfego online global em 2023 foi gerado por não-humanos, a taxa mais alta em mais de 10 anos.
Preocupação com fraudes online na era da inteligência artificial levam brasileiros a querer prova de humanidade
A preocupação ganha força quando se considera as fraudes praticadas em ambiente digital. Mais de nove em cada dez entrevistados (93%) dizem que já foram vítimas de roubo de identidade ou conhecem alguém que foi, e, para 73% dos entrevistados, a inteligência artificial torna mais importante que as pessoas possam provar que são humanas online.
Além disso, quase oito em cada dez (77%) pessoas no Brasil dizem que já usam tecnologias baseadas em dados biométricos, como impressão digital ou foto do rosto. A maior parte dessas aplicações, segundo a pesquisa, se dá em interações com plataformas de aplicativos bancários (84%) ou com o governo (64%). E a ampla maioria (61%) dos entrevistados creditam o uso de dados biométricos à tentativa de sentir mais segurança e evitar crimes e fraudes.
Os números reforçam a demanda por soluções para distinguir entre humanos reais e robôs na internet. Atualmente, surgem uma série de iniciativas que propõem solucionar o problema da “prova de humanidade”, entre elas a da World (ex-Worldcoin), um protocolo aberto que conta com a colaboração da Tools for Humanity, empresa de tecnologia e uma de suas principais contribuidoras.
“O avanço da inteligência artificial gera oportunidades e desafios de grande magnitude“, explica Rodrigo Tozzi, gerente de operações para a Tools for Humanity (TFH), uma colaboradora da rede de verificação de humanidade World. “À medida que os sistemas de inteligência artificial (IA) evoluam suas capacidades de processamento de informação e comunicação, vamos precisar de uma maneira confiável para confirmar que somos humanos. De preferência, preservando a privacidade, e de modo seguro e acessível, para que a IA e os seres humanos coexistam de maneira pacífica e produtiva“.
Worldcoin segue em busca de profissionais para trabalhar no Brasil
De acordo com apuração do Livecoins, a World, antiga Worldcoin, segue em busca de profissionais no Brasil.
Uma das posições procuradas envolve a busca por um Gerente Geral da World no país, que deverá atuar em São Paulo. O profissional deve busca a expansão do negócio no país, além de bom relacionamento com outras empresas e mídia.
Outro profissional buscado é o de Gerente de Operações e Crescimento, indicando que a empresa planeja aumentar sua atuação no Brasil. A busca segue para um Gerente de Marketing e para um Conselheiro Sênior, que deve ter boas noções de leis brasileiras para apoiar o negócio.