A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) divulgou o mais novo edital para um concurso público em 2025, que cobrará até conhecimentos em criptomoedas dos participantes.
A publicação oficial, na última terça-feira (11), contou com assinatura do Superintendente da Superintendência de Seguros Privados, Alessandro Serafin Octaviani Luis.
Com a organização do concurso a cargo da Cebraspe, as inscrições começam no dia 17 de fevereiro e vão até o dia 10 de março de 2025.
As provas objetivas e discursivas (ambas de caráter classificatório e eliminatório) estão planejadas para ocorrer em 08 de junho, em todas as capitais das Unidades da Federação. E apesar da sede da SUSEP ser no Rio de Janeiro, o edital traz vagas para Brasília e São Paulo também.
Cobrando até conhecimentos em criptomoedas, SUSEP disponibiliza edital para novo concurso público que oferece salário inicial de R$ 18 mil
Chama atenção que o novo edital, aprovado em agosto de 2024 pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), surge após mais de 15 anos desde o último concurso público da autarquia, ocorrido em 2010.
Assim, estão disponíveis 75 vagas ao todo para ampla concorrência, pessoas com deficiência e pessoas negras. O salário inicial previsto, sem os benefícios, corresponde a R$ 18.033,52.
Os interessados devem ter formação de nível superior em qualquer área, sendo que profissionais com mestrado e doutorado ganham pontos extras nas provas de titularidade.
Além disso, a SUSEP disponibiliza as vagas para quatro áreas de analista técnico, sendo Contabilidade Pública; Direito, Políticas Públicas e Desenho Institucional; Supervisão e Regulação de Mercados; e, por fim, Tecnologia da Informação e Ciência de Dados.
No entanto, os aprovados para determinado cargo de analista técnico podem ser realocados para trabalhar em outro setor além do escolhido, a depender de sua pontuação.
Vale lembrar que os candidatos que escolherem trabalhar na área de Supervisão e Regulação de Mercados devem estudar sobre tokenização e criptomoedas, os chamados “criptoativos” no edital. Este é um tema novo na SUSEP, que surge pela primeira vez em um concurso público desta autarquia.
Quem é a SUSEP no mercado financeiro brasileiro?
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pela supervisão e regulamentação do setor de seguros, previdência complementar aberta e capitalização no Brasil.
Vinculada ao Ministério da Fazenda, a SUSEP desempenha um papel essencial no mercado financeiro ao garantir a estabilidade e a transparência desse segmento, protegendo os direitos dos consumidores e promovendo a concorrência saudável entre as empresas do setor.
Criada em 1966, a SUSEP tem como principal função fiscalizar e regulamentar as atividades das seguradoras, resseguradoras, entidades de previdência complementar aberta e empresas de capitalização.
Além disso, é responsável por estabelecer diretrizes para o funcionamento desses mercados, garantindo que as companhias atuem dentro das normas estabelecidas e cumpram suas obrigações com os clientes.
No mercado financeiro brasileiro, a SUSEP tem um papel semelhante ao do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas voltado especificamente para o setor de seguros.