Um investidor anônimo afirma ter vendido sua casa para comprar Bitcoin e fazer outros investimentos. Segundo sua publicação no Reddit, sua esperança é que a valorização do Bitcoin acompanhe o ritmo da inflação verdadeira do dólar, entre 10 a 15% ao ano, e alcance US$ 180.000 em 5 anos.
Respondendo às centenas de questões sobre sua decisão, o usuário ‘EquivalentNo8965’ disse ter investido metade do dinheiro em Bitcoin e a outra metade em investimentos tradicionais.
“Quanto você acha que vai cair? Eu ia esperar entre 68–70 [mil dólares], mas como vou segurar no longo prazo, achei melhor comprar ontem com a queda”, afirmou. “180 mil [dólares] em 5 anos é a minha expectativa mínima. Pode ser bem mais alto.”
Quem fez a mesma jogada foi Changpeng Zhao, fundador da Binance. Na data, 2014, anos antes de fundar sua corretora, o executivo vendeu seu apartamento e comprou 1.500 bitcoins. Hoje essas moedas estão avaliadas em R$ 734 milhões.
Em retrospecto, a jogada de CZ foi a melhor possível, já que é difícil achar um ativo com uma valorização tão grande quanto a do Bitcoin nos últimos 11 anos.
No entanto, nada é garantido. O próprio investidor que vendeu sua casa recentemente está temendo que o Bitcoin continuará caindo nas próximas semanas.
“Vou esquecer do BTC e não ficar olhando os preços todos os dias. Já estou totalmente esperando uma queda para 68 [mil dólares] agora que apostei tudo. Mas, quando eu precisar, daqui a 5 anos, espero que tenha acompanhado a inflação.”
Decisão de vender casa para comprar Bitcoin gerou assunto no Reddit
Explicando sua decisão, o investidor afirma ter 33 anos, sem filhos ou casamento. Ou seja, livre para fazer o que deseja com sua vida financeira e pessoal. Seguindo, nota que teve a chance de se mudar para a Nova Zelândia sem pagar aluguel por um tempo e odiava seus vizinhos.
“Pode ter sido uma decisão estúpida. O tempo dirá.”
Nos comentários, outro investidor apontou que a melhor estratégia seria ter comprado esses bitcoins em fases, ou seja, fazendo aportes mensais para obter um preço de entrada justo.
No entanto, ele destaca que “queria fazer isso logo” e que não precisará do dinheiro até 2030. “Vou apenas esquecer, ou tentar esquecer”, comentou.
“Trabalho remotamente, e os impostos e custos da minha antiga casa não eram baratos. Se eu quiser comprar de novo e o BTC estiver acima de 89 mil, então não terei perdido. As casas onde eu morava não estão mais valorizando agora que as taxas de juros subiram.”
Por fim, será interessante revisitar essa história daqui a 5 ou 10 anos para saber o desempenho do Bitcoin e, além disso, se o investidor conseguiu deixar suas moedas paradas por todo esse tempo. Afinal, tanto as altas quanto as baixas mexem com o psicológico.
“Não vendi para comprar BTC, já tinha vendido meses atrás e ficado com o dinheiro. Aí decidi colocar em BTC ontem. Sim, comprei por menos de 90 mil [dólares]”, comentou o investidor.