Paul Atkins assumiu a presidência da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) nesta semana. Em discurso realizado nesta quarta-feira (23), o regulador afirmou que o foco de seu trabalho será o setor de criptomoedas.
Antes mesmo de Atkins assumir à SEC, a agência regulatória americana já havia realizado grandes mudanças em sua postura.
Dentre os exemplos estão a publicação de reuniões com players da indústria, o encerramento de processo contra corretoras, e também o fim de uma unidade dedicada a pressionar o setor.
Paul Atkins diz que EUA será o país mais seguro para investir em criptomoedas
Conhecido por ser um aliado das criptomoedas, Paul Atkins afirmou que esses ativos serão o principal foco de seu trabalho enquanto presidente da SEC. Ao lado de Donald Trump, presidente americano, o regulador agradeceu a oportunidade.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
“Uma das principais prioridades do meu mandato como presidente será fornecer uma base regulatória sólida para os ativos digitais por meio de uma abordagem racional, coerente e baseada em princípios”, afirmou Atkins.
“Trabalharemos para garantir que os Estados Unidos sejam o melhor e mais seguro lugar do mundo para investir e fazer negócios.”
Questionando se a SEC e a CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities) terão abordagens diferentes em relação ao mercado de criptomoedas, algo comum no governo passado, Atkins foi direto.
“Pretendo trabalhar próximo a ele [Brian Quintenz] e estou animado com sua liderança [na CFTC]”, disse o presidente da SEC. “Acho que não há motivo para que as duas agências não possam trabalhar lado a lado nessas questões em prol do investidor americano e da economia americana.”
SEC está organizando rodadas de discussão com players da indústria de criptomoedas
Somado a isso, a SEC está realizado rodadas de discussão diretamente com players da indústria de criptomoedas. Até o momento, dois eventos já foram realizados, um no dia 21 de março, outro no dia 11 de abril.
Dentre os participantes estavam representantes da Uniswap, Cumberland, NYSE, Coinbase e outros.
Às próximas três estão marcadas para esta sexta-feira (25), onde o tema será “Conheça seu Custodiante”, bem como para 12 de maio, focado em Tokenização, e 6 de junho, focado em DeFi.
A SEC informa que qualquer pessoa pode participar, bastando se inscrever no site, ou então acompanhar as discussões online, disponíveis tanto no site da SEC quanto no YouTube.
Essa aproximação dos reguladores com a indústria é uma vitória para o setor, que passou anos sendo pressionado.