Um grupo de pesquisadores da Universidade Erasmus publicou um artigo analisando os determinantes do sucesso de 630 ICOs realizadas entre agosto de 2015 e dezembro de 2017.
Os pesquisadores queriam determinar porque alguns projetos conseguem arrecadar fundos , enquanto outros não. A pesquisa descobriu que as ICOs bem sucedidas têm:
- Repositórios GitHub pré-ICO.
- Pré-venda para investidores privados.
- Uma duração menor de venda de token planejada.
- Uma grande equipe de projeto.
- Não oferece esquema de bônus.
- Uma equipe com conhecimento.
O artigo encontrou evidências de que as ICOs obtêm mais sucesso na captação de recursos quando divulgam mais informações aos investidores (ou seja, têm maior índice de transparência).
Para os empreendedores, é importante tornar a ICO o mais transparente possível e que a avaliação de especialistas no mercado são um meio valioso para superar os problemas de informações associados às vendas simbólicas.
As ofertas iniciais de moeda (ICO) tornaram-se uma forma cada vez mais popular de empreendedores arrecadar dinheiro para projetos de blockchain em estágio inicial. Elas são repletas de problemas de informação entre a equipe do projeto e potenciais investidores que são considerandos para comprar os tokens.
O artigo é o primeiro a testar se as avaliações de sites como o ICObench podem ajudar a colmatar esta lacuna de informação. Projetos que têm uma maior classificação por especialistas em criptomoedas sobre a qualidade do projeto e da equipe do projeto é associado a mais sucesso na captação de recursos e melhor desempenho.
O artigo concluí que que, para os empresários, é importante tornar a ICO tão transparente quanto possível e que, também para os investidores, os ratings de especialistas são uma maneira útil de superar problemas de assimetria de informações associados a vendas de tokens.
Equipes de projeto que fornecem mais informações úteis para os investidores são mais propensos a obter sucesso.