A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) fecharam uma nova parceria para criar uma rede de testes com foco em tokenizar produtos financeiros.
A cooperação técnica entre as duas partes chega com um foco de trabalho em três pilares, que são a inovação, sustentabilidade e educação.
“Estamos conectando dois ecossistemas distintos: um com expertise técnica e institucional; outro com ampla capilaridade e articulação de mercado. Juntos, conseguimos otimizar recursos, ampliar o alcance e potencializar ações conjuntas“, afirma Zeca Doherty, diretor-executivo da ANBIMA em nota.
Com diferentes papéis, nova parceria da ANBIMA para tokenizar produtos financeiros contará com apoio de federação envolvida com o Drex
A parceria entre duas instituições distintas chama atenção, visto que a ANBIMA tem um foco em contribuir para o mercado financeiro e articular agendas no setor. Já a Fenasbac tem uma experiência técnica em inovação de finanças muito conectada ao Banco Central do Brasil e até ao projeto Drex, a moeda Real digital.
Em nota, a ANBIMA indica que a parceria reforça o compromisso com a transformação do mercado de capitais, utilizando para isso ambientes que incentivam a experimentação, aprendizagem e desenvolvimento de soluções inovadoras.
Para isso, um dos destaques fica com a rede de testes para tokenizar produtos financeiros, que deve ser um dos produtos criados.
Informações divulgadas indicam que o desenvolvimento deste ambiente experimental começou ainda em 2024, seguindo um conceito de open capital market. Assim, propõe um modelo aberto e colaborativo para que as instituições testem de forma segura e coordenada formas de emissão, negociação e liquidação de ativos digitais, as criptomoedas.
A ANBIMA acredita que a parceria com a Fenasbac amplia o alcance e a robustez dos testes, o que pode fortalecer o mercado de capitais nacional.
“Vamos começar explorando o território da inovação, desde eventos até o desenvolvimento de soluções. Na sequência, avançaremos para as frentes de sustentabilidade e educação, aproveitando sinergias e articulando coletivamente respostas para os grandes desafios do setor“, destaca Doherty.
Capacitações previstas
A ANBIMA disse ainda que os seus associados podem esperar por capacitações envolvendo a nova parceria. Além disso, todos eles deverão ter acesso aos conhecimentos técnicos gerados.
Em maio de 2025, a Fenasbac fechou uma parceria com a CVM para ampliar a experimentação de soluções blockchain e tokenização no mercado de capitais.
Vale o destaque que no passado a Fenasbac já participou de várias iniciativas de inovação com o banco central. Uma delas, o Lift Challenge, foi a responsável por evoluir a agenda do Drex, uma nova moeda digital em fase de testes pelo BCB.