CZ de volta à Binance? Bilionário faz alerta sobre hackers norte-coreanos

Hoje CZ aparece como a 22ª pessoa mais rica do mundo na lista de bilionários da Forbes, sendo o executivo mais bem-sucedido do setor de criptomoedas

Changpeng Zhao, fundador da Binance, renunciou o cargo de CEO de sua empresa em 2023 após problemas legais nos EUA. No entanto, sinais apontam que o executivo pode estar de volta à sua corretora.

O primeiro detalhe é uma mudança em sua biografia do X, antigo Twitter. Após anos usando “ex-Binance”, agora CZ lista o nome de sua corretora ao lado de outros empreendimentos sem qualquer adição.

Também nas redes sociais, Zhao aparece mais proativo. Como exemplo, compartilhou nesta quinta-feira (18) um alerta sobre hackers norte-coreanos se infiltrando em empresas do setor.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Somado a isso, fontes como Bloomberg dizem que a Binance está prestes a fechar um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA para retirar uma exigência de estar sob supervisão de um monitor independente de compliance. Ao mesmo tempo, o jornal nota que CZ está buscando um perdão presidencial de Trump.

Fundador da Binance faz alerta sobre hackers norte-coreanos

Compartilhando uma postagem que lista diversos hackers da Coreia do Norte, incluindo fotos e especializações, Changpeng Zhao fez um alerta para a indústria.

“Esses hackers norte-coreanos são avançados, criativos e pacientes”, escreveu CZ, citando quatro estratégias usadas por esse grupo.

A primeira delas seria se candidatar a vagas de emprego em empresas. “Eles gostam especialmente de vagas em desenvolvimento, segurança e finanças”, disse Zhao.

O segundo ponto é o contrário disso. Ou seja, os hackers oferecem empregos para funcionários de sua empresa. O objetivo é infectar o computador da vítima ao enviar um falso link do Zoom, ou então um “código de exemplo”, após ganhar confiança.

Isto foi o que aconteceu com a Ronin, ligada à Axie Infinity, em 2022, resultando num roubo de R$ 3 bilhões após um dos desenvolvedores cair em um golpe de falsa entrevista de emprego.

Outra estratégia destacada por CZ é que hackers estão se passando por clientes de empresas. O objetivo é enviar links suspeitos para o suporte, também visando infectar computadores.

O quarto e último ponto envolve o suborno de funcionários ou prestadores de serviços terceirizados para obter acesso a dados. Sem citar nomes, CZ comentou sobre o vazamento de dados da Coinbase que resultou na perda de US$ 400 milhões.

“Para todas as plataformas de criptomoedas, treinem seus funcionários para não baixar arquivos e analisem cuidadosamente seus candidatos.”

Changpeng Zhao, fundador da Binance, fala sobre estratégias usadas por hackers norte-coreanos. Fonte: X.
Changpeng Zhao, fundador da Binance, fala sobre estratégias usadas por hackers norte-coreanos. Fonte: X.

CZ de volta à Binance?

Embora a postagem de CZ pareça rotineira, isso pode ser mais um indício de que o bilionário está de volta à Binance. Em seu perfil, Zhao não mostra mais “ex-Binance”, por exemplo.

Perfil antigo de CZ, mostrando “ex-Binance”. Fonte: Archive.
Perfil antigo de CZ, mostrando “ex-Binance”. Fonte: Archive.
Perfil atual de CZ, mostrando somente “Binance”. Fonte: X.
Perfil atual de CZ, mostrando somente “Binance”. Fonte: X.

Em evento realizado em 2024, durante sua primeira aparição após passar quatro meses preso nos EUA, CZ disse que a equipe estava fazendo um ótimo trabalho e que não enxergava nenhuma necessidade de voltar.

Desde que Trump foi eleito presidente, concedendo perdão a diversos nomes famosos do setor, incluindo Ross Ulbricht, fundador da Silk Road, bem como Arthur Hayes, Benjamin Delo e Samuel Reed, fundadores da BitMex, CZ também tenta receber o perdão presidencial.

Por fim, ainda que não volte como CEO, cargo hoje ocupado por Richard Teng, é possível que o bilionário volte a dar ordens dentro de sua empresa sob outra função.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias