Faraó dos bitcoins volta ao Rio de Janeiro, mas decisão deixa dúvidas

Decisão volta investigado por homicídio para responder presencialmente em audiência no Rio de Janeiro, mas não deixa claro se será uma transferência em definitivo ou apenas temporária

Glaidson Acácio dos Santos, o faraó dos bitcoins, voltará ao estado do Rio de Janeiro após quase três anos cumprindo pena no Paraná. Em uma decisão da Justiça Federal do Rio, ele deve participar presencialmente em audiência entre os dias 7 e 10 de outubro de 2025.

A reportagem conversou com Luciano Regis, assistente de acusação no processo em que apura a morte do trader Wesley Pessano, um dos processo movidos contra Glaidson. De acordo com ele, a manutenção da prisão preventiva do investigado em regime federal é um aspecto fundamental.

Todas as instâncias que foram instadas a se manifestar sobre o local adequado para a manutenção da prisão preventiva do réu multiprocessado Glaidson foram unânimes e taxativas ao apontar uma unidade prisional federal de segurança máxima como a única forma de conter a reiteração criminosa dele. Pela manutenção da ordem pública e pela segurança das pessoas, é fundamental que ele permaneça segregado em uma prisão federal“, diz Regis.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Ainda de acordo com o advogado, a defesa do faraó tentou um novo habeas corpus recentemente, mas a justiça novamente negou a apelação.

Além disso, Glaidson responde a processos na justiça federal (Operação Kryptos da PF), e na justiça estadual do Rio de Janeiro, onde é um suspeito principal acusado de participar da organização criminosa que matou Pessano.

Em conversa com a reportagem do Livecoins, Luciano Regis lembra que o suspeito foi para o regime federal cumprir pena a pedido da justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Ou seja, como o pedido de que Glaidson viaje ao Rio para a audiência partiu da justiça federal, seria incabível que ele seja transferido para uma prisão fluminense.

Volta de Faraó dos Bitcoins ao Rio de Janeiro pode ser temporária, mas decisão deixou dúvidas

Apesar de ser incabível que a justiça federal determine a transferência de Glaidson Acácio para um presídio estadual no Rio, a situação de sua participação na audiência marcada para começar no próximo dia 7 deixa dúvidas.

Isso porque, não ficou claro na decisão que concedeu autorização para sua viagem se ele irá apenas para a audiência e retorna ao Paraná, ou se permanecerá transferido para um presídio federal no Rio mesmo.

Antes ele chegou a cumprir pena no estado, mas após picanha e cervejas serem encontrados em sua cela ele acabou transferido e pedido da justiça estadual, que alegou risco de sua manutenção no sistema fluminense.

De qualquer forma, os investidores da antiga empresa de Glaidson, a GAS Consultoria, acompanham de perto as novidades, visto que a tramitação na justiça federal pode selar o futuro da empresa e seu sócio fundador.

Rádio pública do Rio confirmou retorno

A Rádio Roquette-Pinto, emissora de rádio pública com sede no Rio de Janeiro, confirmou a volta de Glaidson ao estado onde ele iniciou suas jornadas possivelmente delitivas.

A Justiça Federal determinou que Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”, volte ao sistema prisional do Rio de Janeiro. Ele está desde 2023 custodiado no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, mas retorna para participar de audiências presenciais marcadas para os dias 7, 8 e 9 de outubro de 2025, na 3ª Vara Federal Criminal, no Rio. A decisão foi tomada após pedido da Justiça fluminense, que manteve o formato presencial das oitivas. Glaidson é acusado de liderar uma organização criminosa envolvida em fraudes financeiras, corrupção de agentes públicos e até homicídios de concorrentes no mercado de criptomoedas“, diz a rádio.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias