A Cloudflare (NYSE: NET), provedora de serviços de segurança e infraestrutura de internet, anunciou nesta quinta-feira (25) a sua própria stablecoin. Chamada NET Dollar, a moeda ainda não tem data de lançamento, nem sequer um símbolo.
A revelação acontece dias após a empresa se unir com a Coinbase para lançar o x402, um novo protocolo para pagamentos com criptomoedas.
Antes disso, também em setembro, a Cloudflare apareceu entre os parceiros do Google no lançamento do Agent Payments Protocol (AP2), um protocolo de pagamentos para agentes autônomos de IA.
Junto a ela também estão nomes como American Express, Alibaba, Dell, Mastercard, PayPal, Shopee, e diversas empresas cripto, como Ethereum Foundation e MetaMask.
Cloudflare entra na corrida das stablecoins com a NET Dollar
O anúncio da NET Dollar foi feito com poucas palavras pelo co-fundador e CEO da Cloudflare, Matthew Prince, nesta quinta-feira (25).
“Apresentando o NET Dollar”, disse o executivo, deixando um link para o site.
Já a página da Cloudflare apresenta uma arte em ASCII de uma moeda girando após ser jogada para cima, bem como algumas poucas informações sobre o projeto.
Ao que tudo indica, a stablecoin não terá humanos como público alvo, mas sim agentes autônomos de IA. Isso vai de acordo com a parceria fechada com o Google na AP2 e com a Coinbase na x402.
“Criado para a ascensão de agentes e máquinas, o NET Dollar permitirá transações automatizadas e contínuas, sem intervenção humana.”
“O avanço de agentes autônomos e dispositivos conectados está criando um novo paradigma econômico. Esses sistemas precisam de um meio de troca confiável, capaz de lidar com transações automatizadas de alta frequência sem intervenção humana”, continua o texto da Cloudflare.
Fora isso, a NET Dollar terá as mesmas características de outras stablecoins, incluindo ser uma moeda programável, global e interoperável, bem como ter um lastro de 1:1 em dólar americano.
Empresa não revelou data de lançamento
Em outro trecho, a Cloudflare aponta que “a NET Dollar estará disponível em breve”, mas sem dar mais pistas sobre a data de lançamento.
Dado que a empresa já possui parceria com outras gigantes dos setores de tecnologia e criptomoedas, é possível que os testes já tenham iniciado.
O símbolo, também não anunciado, deve ser homônimo ao ticker da empresa na Bolsa de Valores de Nova York, ou então com a adição de um “D” ao seu final. Ou seja, NET ou NETD.