SEC pausa análises de ETFs de criptomoedas em meio a shutdown dos EUA

Gestoras podem perder o bom momento do mercado com atraso na aprovação de ETFs de criptomoedas

O governo americano iniciou uma paralisação de diversos serviços públicos nesta quarta-feira (1º) após o congresso não aprovar uma proposta de orçamento par aumentar seus gastos. Um dos órgãos afetados é a SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

Como consequência, nenhum pedido de ETF de criptomoeda seja revisado pela agência.

Conforme o mercado cripto opera em forte alta, com uma grande demanda, isso pode ter impacto em projetos que ainda não estão acessíveis para Wall Street via ETFs.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

SEC diz estar trabalhando com staff limitado e pausa análises de ETFs

Os órgãos reguladores passaram por uma grande mudança desde que Donald Trump voltou à presidência dos EUA. A SEC, com a saída de Gary Gensler para a entrada de Chairman Atkins, é o maior exemplo dessa transformação.

Dado isso, a Comissão começou a receber dezenas de pedidos de ETFs neste ano. Alguns já foram aprovados, mas outros seguem na fila.

Em nota publicada nesta quarta-feira (1º), a agência afirmou que estará pausando essas análises devido ao shutdown dos EUA.

“Devido a uma interrupção nas dotações orçamentárias, a SEC está atualmente operando de acordo com o plano da agência para funcionamento durante um shutdown do governo.”

“A partir de 1º de outubro de 2025 e até novo aviso, a agência contará com um número muito limitado de funcionários disponíveis”, escreveu a Comissão. “A SEC terá pessoal disponível para responder a situações de emergência, com foco nos componentes de integridade do mercado e proteção dos investidores de sua missão.”

SEC se pronuncia sobre shutdown nos EUA. Fonte: X.
SEC se pronuncia sobre shutdown nos EUA. Fonte: X.

Já no link compartilhado pela SEC é possível encontrar mais informações sobre análises de ETFs. Em suma, a agência não fará nenhum avanço.

“A SEC não revisará nem aprovará pedidos de registro por entidades […] ou em relação a novos produtos financeiros; não revisará nem aprovará alterações de regras de organizações autorregulatórias; não revisará nem acelerará a efetividade de declarações de registro, nem revisará ou qualificará declarações de oferta de emissores para ofertas de valores mobiliários; não revisará relatórios periódicos e outros registros; nem fornecerá suporte não emergencial a registrantes.”

SEC afirma que não revisará pedidos de ETFs em meio a shutdown do governo americano. Fonte: SEC/Reprodução.
SEC afirma que não revisará pedidos de ETFs em meio a shutdown do governo americano. Fonte: SEC/Reprodução.

Quais ETFs de criptomoedas ficarão travados?

Em texto publicado no final de agosto, James Seyffart, especialista da Bloomberg em ETFs, apontou que existiam 92 pedidos de ETFs de criptomoedas em aberto esperando aprovação da SEC.

“Aqui está uma lista de todos os registros e/ou solicitações que estou acompanhando de ETPs de cripto aqui nos EUA. Há 92 itens nesta planilha. Você quase certamente terá que apertar os olhos e dar zoom para enxergar, mas é o melhor que consigo fazer aqui”, brincou Seyffart.

Dentre as criptomoedas estão nomes como BNB, DOGE, Solana, XRP, Cardano, Litecoin e Tron, mas também projetos menores como NEAR, ONDO, SUI, Aptos, AXL, Chainlink, INJ e SEI.

Memecoins como TRUMP, BONK e Melania também aparecem na lista.

Lista de ETFs de criptomoedas esperando aprovação da SEC. Fonte: James Seyffart/X/Reprodução.
Lista de ETFs de criptomoedas esperando aprovação da SEC. Fonte: James Seyffart/X/Reprodução.

A lista conta com pedidos de diversas gestoras, incluindo 21Sahres, Bitwise, Franklin Templeton, VanEck, Fidelity, dentre outras. No caso da Grayscale, além da apresentação de novos produtos, também há diversos pedidos de conversão de fundos privados para ETFs.

120% de cashback + produtos Apple! Crie sua conta na BingX e participe da campanha exclusiva para o Brasil: bingx.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias