O Comitê Consultivo de Investidores da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) realizará uma reunião pública virtual na próxima quinta-feira, 4 de dezembro de 2025. O evento começará às 10h (horário do leste dos EUA) e terá transmissão ao vivo pelo site da agência, sendo que a agenda inclui dois painéis principais, sendo um deles focado na tokenização de ações.
A discussão sobre ativos digitais ocupará a parte da tarde, das 14h15 às 16h15. O painel “Tokenização de Ações: Como Emissão, Negociação e Liquidação Funcionariam com a Regulação Existente” explorará o impacto da tecnologia blockchain no mercado de capitais. Especialistas debaterão como a tokenização pode melhorar a emissão e liquidação de ações públicas.
O debate ocorre em um momento de aumento significativo na emissão de títulos tokenizados e no interesse de empresas e investidores no tema.
Os participantes examinarão a aplicabilidade do Regulamento NMS e a interoperabilidade de tokens emitidos em diferentes redes blockchain. O painel também abordará questões estruturais como liquidação e venda a descoberto (short selling).
Grandes players do mercado cripto e tradicional participam
A lista de painelistas reúne nomes de peso tanto do setor financeiro tradicional quanto do mercado de criptomoedas. Scott Bauguess, Vice-Presidente de Política Regulatória Global da Coinbase, e Coy Garrison, Diretor Sênior da Robinhood Crypto, trarão a perspectiva das plataformas de negociação digital.
O mercado institucional estará representado por Samara Cohen, Diretora Sênior da BlackRock, e Chuck Mack, Vice-Presidente Sênior da NASDAQ. Jonah Platt, da Citadel Securities, e Alex Thorn, da Galaxy Digital Holdings, completam o grupo de especialistas. A moderação ficará a cargo de Andrew Park e John Gulliver, membros do subcomitê de Estrutura de Mercado.
O painel discutirá as diferentes formas de ações tokenizadas e seus direitos de propriedade, como voto e recebimento de dividendos.
O grupo analisará a emissão de títulos nativos digitais em contraste com ativos empacotados (wrappers). Por fim, o objetivo é equilibrar a inovação tecnológica com as proteções existentes para investidores nas leis de valores mobiliários.
A agenda completa segue disponível no site oficial da SEC. Vale destacar que desde julho de 2025, o presidente da SEC se comprometeu a levar o mercado de capitais para o ambiente onchain.
.@SECPaulSAtkins gave remarks at @A1Policy today on Project Crypto, an SEC Commission-wide initiative to modernize the securities rules and regulations to enable America’s financial markets to move on-chain. https://t.co/Uvo8sjVRtD pic.twitter.com/R4Znno9mSm
— U.S. Securities and Exchange Commission (@SECGov) July 31, 2025