A Binance, maior plataforma de criptomoedas do mundo em número de usuários e volume de negociação, anuncia que obteve a certificação ISO/IEC 42001, padrão global para governança responsável de inteligência artificial (IA).
A certificação reforça o compromisso da Binance com a adoção ética, transparente e segura de tecnologias de IA em todas as suas operações.
Publicada em dezembro de 2023, a ISO/IEC 42001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão de Inteligência Artificial (AIMS), orientando as organizações na governança e na gestão responsável de tecnologias de IA.
A certificação abrange tanto o uso interno de IA pela Binance quanto o design, a implementação e a gestão de sistemas de IA em toda a empresa.
Ela assegura que as ferramentas de IA sejam aplicadas de forma responsável, em conformidade com padrões internacionais, e apoia o desenvolvimento seguro, a implementação e o monitoramento contínuo dessas tecnologias.
O processo garante, ainda, que os impactos sociais e os efeitos sobre indivíduos e grupos sejam avaliados antes da implementação. Ao adotar esse framework ao longo de todo o ciclo de vida da IA, a Binance fortalece a segurança, a confiabilidade e a responsabilização de seus sistemas, alinhando-se a regulamentações emergentes, como o AI Act da União Europeia.
“A ISO/IEC 42001 valida a estrutura que construímos em torno da IA responsável. Governança, de forma simples, significa ter regras claras e supervisão efetiva, mas, na prática, trata-se de garantir que nossa IA se comporte conforme o esperado, mesmo à medida que se torna mais complexa. Nossa equipe sustenta isso por meio de avaliações de risco rigorosas, fortes proteções de dados e monitoramento contínuo, mantendo nossos sistemas seguros, previsíveis e alinhados aos padrões globais“, afirma Jimmy Su, Chief Security Officer da Binance.
A certificação ISO/IEC 42001 integra-se aos programas ISO já adotados pela Binance, como a ISO 27001 (segurança da informação), ISO 27701 (privacidade) e ISO 22301 (continuidade de negócios).
Com uma abordagem unificada, a empresa otimiza processos de conformidade e auditoria, ao mesmo tempo em que viabiliza uma governança de IA eficiente e escalável, apoiada por sistemas consolidados e responsabilidades claras entre as equipes.
“A conquista da certificação ISO/IEC 42001 reflete o forte compromisso da Binance com a inovação responsável“, comenta Richard Teng, co-CEO da Binance. “Em conjunto com nossa recente autorização regulatória completa concedida pela FSRA do ADGM, ela reforça os padrões de governança e supervisão que estamos construindo globalmente. À medida que as tecnologias de IA evoluem, continuaremos a manter os mais altos níveis de transparência e proteção ao usuário, fortalecendo a confiança em todo o setor Web3“.
A certificação foi concedida pela A-LIGN, avaliadora de conformidade reconhecida e credenciada pelo ANSI National Accreditation Board (ANAB) para realizar certificações ISO/IEC 42001.