O Chairman do Federal Reserve (FED), Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, fez duros comentários com relação à Libra, a criptomoeda do Facebook, na Câmara dos Deputados nessa quarta-feira. Mostrou preocupação com o cumprimento da legislação.
“A libra levanta preocupações sérias em relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira. Essas são preocupações que devem ser abordadas completa e publicamente”
— Jerome Powell, Chairman do Federal Reserve (FED)
Powell inclusive sugeriu que o desenvolvimento da criptomoeda do Facebook fosse interrompido até que o arcabouço regulatório estivesse pronto.
Regulação, Libra e Bitcoin
O preço do Bitcoin começa caindo 10% nessa quinta-feira. Apesar do preço do Bitcoin ter sido abalado, a criptomoeda do Facebook é muito mais sensível à regulação do que o Bitcoin.
As preocupações de Jerome Powell são válidas e dizem respeito a aplicação da Lei. Como o Facebook/Libra é uma empresa, deve seguir tudo o que a legislação exige, senão será impedido de operar.
Provavelmente a Libra irá funcionar como um banco, pois ele deverá cumprir com toda a legislação anti-terrorismo, anti-lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor, entre outros (como disse Powell).
Dessa forma, em breve o Facebook estará fazendo para você as mesmas perguntas que os bancos fazem. “Qual a fonte da sua renda?”, “Qual o seu rendimento anual?”, além de exigir muita documentação pessoal para utilizar a moeda (o famoso KYC no mundo das criptomoedas). Caso Facebook não cumpra com tudo o que for decidido pelo Congresso e Banco Central americano, simplesmente não irá operar.
Contudo, o mesmo não é verdade com relação ao bitcoin. O bitcoin, por ser um blockchain aberto e descentralizado, não pode ser impedido de funcionar. Ou seja, o bitcoin não pode ser desligado por governos por não cumprir a legislação.
Você pode hoje transferir bitcoin para qualquer pessoa do mundo, sem nenhum tipo de taxa adicional, imposto, envio de documentação ou comprovação de renda. Não será assim com a Libra do facebook.
E essa é a grande diferença entre o Bitcoin e qualquer outra criptomoeda lançada por uma empresa.