Os golpes virtuais para roubar criptomoedas continuam se multiplicando, e parecem ter ganhado força depois da pandemia provocada pelo coronavírus.
Desta vez, hackers estão utilizando uma extensão falsa da carteira virtual Ledger Live, no Google Chrome, para roubar a criptomoeda XRP dos usuários.
De acordo com uma série de tweets do perfil Xrplorer Forensics, mais de 1,4 milhões de tokens do ativo foram roubados.
No momento em que o usuário baixa a suposta extensão da carteira e cadastra seus dados, o aplicativo coleta as senhas das pessoas.
O malware está disponível para download por meio de pesquisas no Google, e os dados das vítimas são coletados pelo Google Docs.
Desta forma, o perfil está fazendo um apelo para que as pessoas não realizem o download deste tipo de ferramenta sem ser de sites oficiais. Há grandes riscos de se fazer parte de golpes.
Apesar do alerta, existem algumas extensões falsas relacionadas a criptomoedas que ainda estão disponíveis no Google Store.
Porém, estas estão com várias críticas negativas, o que torna mais fácil identificar o fato de serem falsas. Ao que tudo indica, esta carteira falsa já estava em operação há algum tempo, uma vez que o próprio Ledger alertou sobre o golpe em 05 de março.
🚨PHISHING ALERT🚨
A fake Chrome extension has been found, asking to enter your 24 word recover phrase
⚠️NEVER share your 24 words
⚠️NEVER enter your 24 words into any internet-connected device
⚠️Ledger will NEVER ask for your 24 wordsRead more: https://t.co/QNoSwptn3U https://t.co/QZKMmT6TMf
— Ledger Support (@Ledger_Support) March 5, 2020
Um alerta para detentores de critpomoedas
Somente em 2019, mais de 4 bilhões de dólares em criptomoedas foram roubados no mundo todo. E devido ao quadro complicado que a economia e as pessoas estão vivendo neste ano, a tendência é de que haja ainda mais crimes desta natureza.
Assim sendo, há uma série de alertas para que as pessoas que negociam ativos digitais fiquem atentas aos diversos tipos de esquema que existem para rouba-las ou chantageá-las em troca de dinheiro.
Dentro deste contexto, a melhor opção é para que as pessoas continuem armazenando suas criptomoedas em carteiras digitais.
Mesmo com o que aconteceu com a Ledger Live este é o método mais seguro. Isto porque, até as Exchanges mais populares já foram hackeadas, o que trouxe grandes prejuízos para seus usuários. Naturalmente tudo é uma questão de confiança e perspectiva, por isto vale a pena avaliar quais as melhores opções para você.
Além de tomar estas precauções, também é importante tomar cuidado com promessas que parecem boas demais para ser verdade.
Há vários golpes focados em promoções, prêmios e falsos websites, além de extensões e aplicativos suspeitos. Diante deste quadro, o que mais importa é manter-se em alerta para qualquer tipo de situação suspeita ou muito fantasiosa.