Conhecida como uma das “Big Four“, a PwC está de olho na tecnologia inaugurada pelo Bitcoin. Isso porque, a PwC acredita que a tecnologia blockchain vai impulsionar a economia global nos próximos dez anos.
Com o potencial de jogar mais de U$ 1 trilhão na economia, a tecnologia é promissora. Em um comunicado de imprensa liberado nesta quarta-feira (14), a PwC renovou sua crença nesse futuro.
Todas as grandes empresas do Big Four hoje já miram a blockchain. Recentemente, a Ernst & Young (EY) lançou uma inovação, com base da tecnologia da criptomoeda Ethereum.
Em 2019, a unidade da PwC no Luxemburgo até começou a aceitar Bitcoin de seus clientes. O caso veio a tona após a Deloitte afirmar que seus funcionários poderiam pagar pelo almoço com Bitcoin.
Serviços e produtos serão afetados pela tecnologia blockchain, acredita PwC
A grande empresa de auditoria e consultoria PwC é famosa no mundo pelos seus serviços. Como referência mundial, foi alçada ao seleto grupo das Big Four, junto com a EY, Deloitte e KPMG.
E a unidade da PwC em Londres soltou um comunicado importante nesta quarta, sobre o futuro dos próximos dez anos. De acordo com a nota da empresa, a tecnologia blockchain deverá impulsionar a economia global no período.
Isso porque, com soluções de tracking and tracing, empresas terão ganhos de performance. Desse modo, serviços e produtos sofrerão impactos com as novas ferramentas.
A PwC acredita que a blockchain pode impulsionar até U$ 1,76 trilhão na economia mundial. Ou seja, jogar dinheiro em inovações, sendo que os principais países do setor serão China, em primeiro lugar, e EUA, em segundo.
Os setores que mais se beneficiarão serão de saúde, educação e administração pública. Com toda essa revolução, o impacto será sentido diretamente no PIB global.
Relatório especial sobre blockchain foi lançado pela empresa
A PwC lançou nesta quarta também um relatório chamado “Time for trust: The trillion-dollar reason to rethink blockchain“. Com análises das atuais aplicações blockchain, a empresa buscou identificar o potencial para o futuro.
“A tecnologia blockchain tem sido associada a criptomoedas como Bitcoin, mas ela pode oferecer muito mais, principalmente na forma como as instituições públicas e privadas protegem, compartilham e usam dados”, comenta Steve Davies, Líder Global da Blockchain and Partner, PwC do Reino Unido.
A projeção da PwC indica que em 2025 a blockchain seja adotada em escala global. Além disso, indica que vários setores poderão se beneficiar das inovações ligadas à tecnologia do Bitcoin.
Alguns setores que mais sentirão mudanças será o de pagamentos, que deve ser envolvido pela blockchain. Os setores de identidades digitais também deve se aproveitar da tecnologia para inovar.
Apesar disso, a PwC acredita que o continente que mais irá se beneficiara da blockchain seja a Ásia. Isso porque, com inovações na China, Japão e Índia, por lá deve acontecer grande parte da revolução.
Apesar disso, os Estados Unidos e Europa certamente deverão buscar suas fatias dessa disruptiva torta de inovação. Por fim, o relatório pondera que os países devem gerenciar uma eventual sobrecarga de energia para dar conta dessa inovação, mirando também inovações para o meio ambiente.