Como monitorar saldos das exchanges de criptomoedas?

Em suma, não se deve assumir que depósitos nas exchanges são indicador de queda, especialmente para o Bitcoin.

Todos tememos grandes depósitos nas exchanges, assumindo que se trata de alguma baleia preparando ordens de venda. Afinal, por que alguém moveria uma quantidade relevante de sua wallet para um agente centralizado?

Bom, primeiramente temos a possibilidade de staking oferecida por algumas exchanges, ou seja, o pagamento de uma bonificação pelo prazo do depósito. Além disso, é possível depositar moedas para operar alavancado, e isso pode ser tanto na compra quanto na venda.

É necessário depositar antes de vender?

Não. Isso é uma lenda persistente, mas quem já trabalhou com grandes clientes sabe que não é assim que as coisas funcionam. Primeiramente, uma transação grande no mercado de balcão (OTC) usualmente tem seu preço definido antes do envio do Bitcoin.

Em seguida, mesmo que o intermediário não tenha um comprador final, seu objetivo é se desfazer do risco antes que uma grande transação apareça na rede. Em suma, o operador da mesa de OTC irá realizar vendas em diversas exchanges antes mesmo de receber a transferência do cliente vendedor.

A mesa de OTC opera no mercado?

Sim. As exchanges vão afirmar que a mesa de OTC apenas intermedia negócios entre compradores e vendedores, mas isso é parcialmente verdade. Num mundo ideal, sim, eles adorariam encontrar ambos na mesma hora, para o mesmo lote. Na prática, isso raramente acontece.

De fato, na prática as mesas de OTC acabam executando a ordem nos mais diversos mercados, incluindo contratos futuros. Isso porque não é tão simples comprar ou vender 5 milhões de dólares sem impactar o preço em uma única corretora spot (mercado à vista).

Como a MicroStrategy comprou 70.470 Bitcoin?

A empresa listada na bolsa de valores Nasdaq comprou um total de 70.470 Bitcoin nos últimos 4 meses. Nesse período, foram minerados 108.000 BTCs, logo, a empresa de Michael Saylor sozinha adquiriu 66% do total.

Para realizar esta façanha, a empresa utilizou os serviços da exchange Coinbase, fazendo pequenas compras a cada minuto durante alguns dias. Ao mesmo tempo, qualquer venda oferecida em lotes maiores na exchange ou mesa de OTC era aproveitada.

Acredite, não é possível dizer o que teria acontecido com o preço sem a compra da MicroStrategy. Entretanto, quando uma empresa grande faz isso de forma pública, e ganha dinheiro, ajuda a derrubar um preconceito.

Como detectar essas grandes compras?

Infelizmente, isso é muito difícil, mesmo ao monitorar o saldo das exchanges. Isso porque o blockchain não fornece este tipo de informação. Nesse sentido, a única forma de saber é quando há necessidade de um anúncio por conta de regulação, ou balanço auditado.

Em suma, não se deve assumir que depósitos nas exchanges são indicador de queda, especialmente para o Bitcoin.

Saldo estimado nas principais exchanges. Fonte: chain.info
Saldo estimado nas principais exchanges. Fonte: chain.info

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Marcel Pechman
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.

Últimas notícias

Últimas notícias