Dawn Fitzpatrick, diretora de tecnologia da Soros Fund Management, disse que o fundo acha que a infraestrutura de criptomoedas é interessante e tem feito investimentos ativamente para apoiar seu desenvolvimento.
Fundado por George Soros em 1969, o Soros Fund Management é um fundo de hedge que investe em ações públicas e mercados de renda fixa. A CIO da organização falou sobre o mercado emergente das criptomoedas em uma entrevista à Bloomberg e afirmou que toda a indústria é “muito interessante”.
Fitzpatrick expressou várias opiniões sobre Bitcoin e outras criptomoedas, incluindo moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).
“Achamos que toda a infraestrutura em torno das criptomoedas é realmente interessante. Temos feito alguns investimentos nessa infraestrutura e achamos que ela está em um ponto de inflexão.”
Dawn Fitzpatrick, head of the legendary asset management shop sees an 'inflection point' for #Bitcoin and other #cryptocurrencies. The Soros Fund Management CIO, however, gives a mysterious response when asked if she owns any bitcoin.
More on @crypto: https://t.co/YdUELlFmka pic.twitter.com/shG841DxHw
— Bloomberg Crypto (@crypto) March 26, 2021
Bitcoin em ponto de inflexão
Fitzpatrick afirmou acreditar que o momento atual seja um ponto de inflexão para o Bitcoin, já que agora ele tem custodiantes reconhecidos e são declarados para fins fiscais. Em suma, o “Bitcoin agora está sendo levado a sério por Wall Street e autoridades governamentais.”
De acordo com ela, a oferta de moeda nos Estados Unidos aumentou 25% desde o ano passado. Portanto, a situação atual é um divisor de águas para o Bitcoin.
“Estamos em um momento realmente importante em que algo como o Bitcoin pode ter permanecido um ativo marginal. Mas pelo fato de que, nos últimos doze meses, aumentamos a oferta de moeda nos Estados Unidos em 25%. Portanto, existe um medo real de desvalorização das moedas fiduciárias.”
Ela disse também que em “circunstâncias normais”, o Bitcoin poderia ter servido como um método de pagamento alternativo ao fiduciário, mas a inflação e o baixo desempenho do ouro aumentaram seu valor.
Bitcoin não é moeda
A executiva considera o Bitcoin uma mercadoria, não uma moeda, mas fácil de armazenar e transferir, e por isso parece interessante. Ela mencionou que o ouro não parece ser a proteção contra a inflação que antes era quando comparado ao Bitcoin.
“Quando você pensa em Bitcoin, não acho que seja uma moeda, acho que é uma mercadoria. Mas é uma mercadoria que pode ser facilmente armazenada, facilmente transferida, o IRS (receita federal dos EUA) a classifica como um ativo, tem uma quantidade finita de abastecimento, e essa oferta diminui pela metade a cada quatro anos. Então eu acho que é interessante.”
Apesar de se recusar a responder se tem Bitcoin, ela disse que a moeda provavelmente enfrentará uma forte competição das moedas digitais de bancos centrais, que serão lançadas mais cedo do que a maioria das pessoas imaginam.
Ela falou sobre a China, que é indiscutivelmente o país mais avançado quando o assunto é CBDC.
Ela acredita que a China vai tentar impor sua moeda digital a outras nações por motivos geopolíticos. Além disso, ele vê o possível lançamento da moeda como uma preocupação para o Bitcoin, mas apenas no curto prazo.
“Acho que é uma ameaça real [para o bitcoin], mas acho que será temporária. Não acho que elas [CBDCs] terão sucesso em desestabilizar permanentemente o Bitcoin.”
O fundo criado por George Soros é o mais novo a revelar interesse pelo Bitcoin, no início deste mês, a família Soros investiu no provedor de dados em criptomoedas Lukka.