Um filme sobre a Silk Road, um site da deep web que deu fama ao Bitcoin, será lançado na Amazon Prime Video no dia 8 de Abril. Com seu lançamento, esta é a primeira plataforma no Brasil a permitir que os seus clientes acompanhem a história.
O site acabou culminando na prisão perpétua de Ross William Ulbricht, de 37 anos, que ainda recorre na justiça dos Estados Unidos para ser colocado em liberdade.
A filosofia do Bitcoin, desde sua concepção, é de ser uma moeda digital descentralizada. Ou seja, não há uma entidade central que fiscaliza e aprova as transações.
Com essa ideia libertária, a moeda digital acabou sendo a preferida do site que fez fama na deep web. Chamado de Silk Road, a plataforma permitia a compra de vários produtos ilegais, como drogas e armas, por exemplo.
Seu fundador, sob o pseudônimo de Dread Pirate Roberts (DPR), era um dos que administravam o comércio. Mal sabia ele que uma investigação federal já era conduzida pelo FBI, que mirava as operações consideradas da plataforma.
Prisão de Ross Ulbricht é uma das mais polêmicas entre os fãs de criptomoedas
Carregando assim uma filosofia libertária, a plataforma criada em 2010 logo chamou atenção das autoridades. Em 2013, os agentes federais chegaram até Ross, um jovem programador, que logo foi acusado de ser “DPR”, o fundador da Silk Road.
Vários Bitcoins foram apreendidos com ele, sendo uma das maiores apreensões de criptomoedas já feitas pelo FBI. Julgado, Ross acabou sendo condenado a prisão perpetua.
Para a comunidade do Bitcoin, a prisão de Ross é uma das mais injustas da história. Até foi criado uma campanha, batizada de “Free Ross” (Liberte Ross), para tentar ajudar na liberdade do site.
O caso todo, agora em filme, chega ao Brasil na próxima quinta-feira (8), na Amazon Prime Video. Nos Estados Unidos, a estreia do filme foi em fevereiro.
O serviço da Amazon tem um custo de R$ 9,90 por mês, incluindo frete grátis em algumas compras da loja, músicas e livros, além dos filmes. Veja o trailer do filme abaixo:
https://youtu.be/r8zlJcKygbU