Foi ao ar na noite de sábado (1) uma live do cantor sertanejo Gustavo Lima. Transmitida no Youtube, o show teve mais de 8 milhões de visualizações e contou também com uma plateia de 500 pessoas.
O cantor teve diversos patrocinadores e um deles chamou atenção porque é uma empresa de criptomoedas com um modelo apontado por especialistas como um golpe.
A CryptoX, que teve a logomarca exibida durante quase 5 horas de show, teve também chamadas em intervalos. A empresa promete rentabilidade estratosférica com investimento em criptomoedas e tem todas características de empresas que já deram calote no mercado.
“CryptoX, é o ‘X’ que faltava nos seus investimentos”, diz a chamada da empresa durante a live, “CryptoX, revolucionando suas finanças, faça seu capital trabalhar para você de forma segura! Faça seu capital trabalhar com alta rentabilidade e risco reduzido ou controlado.”
https://youtu.be/i0esXT5C9zg?t=6164
Crypto X
O site da tal da CryptoX é nebuloso, não há qualquer informação de quem esteja por trás do negócio ou como a suposta rentabilidade funciona.
O domínio da empresa foi registrado no dia 27/1 deste ano e os dados sobre o proprietário é oculto, isso é, o dono do negócio, seja quem for, não quer que ninguém saiba sua identidade, o que já é um sinal vermelho para as pessoas que querem investir na CryptoX.
Em resumo, a empresa diz que multiplica o capital dos investidores porque tem uma suposta equipe de “especialistas no mercado”. Os investimentos começam em 15 dólares e quanto mais é depositado maior é a promessa da empresa.
“Com Packs de $ 15 a $ 15.000, você receberá diariamente de 0,50% a 2,50% sobre o valor da sua contribuição até o final do ciclo correspondente do seu Plano. Em dias de ‘bombeamento’ mais agressivos, a empresa pagará um percentual extra, de até 5%.”
Além de oferecer rentabilidade de 300% ao mês sobre o capital investido, a empresa tem um modelo de indicação muito comum em esquemas de pirâmide.
O próprio site da CryptoX tem um desenho de pirâmide explicando como o processo de indicação funciona.
Neste modelo, os clientes são encorajados a aliciar novos clientes e um percentual do valor aportado pelo novo cadastro é repassado para o aliciador.
A empresa promete até 15% de bônus de indicação, além disso, assim como acontece em uma pirâmide financeira, os indiciados que indicam novos clientes também geram supostos lucros para o topo da pirâmide.
No Youtube a CryptoX é promovida por conhecidos divulgadores de pirâmides que já promoveram diversas empresas que deram calote no mercado.
A promessa é sempre a mesma, 2,5% ao dia e até 400% ao mês.
Gustavo Lima
Gustavo Lima foi procurado para comentar a suspeita de a empresa ser um verdadeiro esquema de pirâmide, mas até o fechamento da matéria não houve resposta.
O espaço fica aberto.