Empresa cria solução de backup quase indestrutível para carteira Bitcoin

Além de não enferrujar, a empresa promete que o material resiste à torsões causadas por mudanças de temperatura.

Proteger chaves de carteiras de criptomoedas é um ponto fundamental para garantir a segurança dos ativos digitais, pensando nisso, uma empresa brasileira desenvolveu uma solução interessante – uma metal quase indestrutível que serve como backup para carteiras de Bitcoin.

A frase de recuperação mnemônica ou seed é uma lista de palavras que armazenam todas as informações necessárias para recuperação de uma carteira de Bitcoin. Uma carteira normalmente gera uma frase de backup e instrui o usuário a anotá-la em um papel. Se o computador der problema ou o disco rígido for corrompido, eles podem baixar a mesma carteira novamente e usar as palavras para recuperar os bitcoins.

A placa de metal foi criada pela Stackbit e tem objetivo de ser um local seguro para gravação destas palavras. Certamente um local mais seguro do que gravar as importantes palavras em um e-mail, que pode ser hackeado, ou em um arquivo txt, que pode ser perdido facilmente.

A placa não é uma carteira, ela é na verdade um backup em metal para palavras chaves das carteiras.

Todas as histórias conhecidas de usuários que perderam fortunas de Bitcoin poderiam ter sido evitadas se os investidores tivessem as palavras de recuperação em um local seguro.

Stackbit

A StackBit V1 foi criada por uma equipe de entusiastas de Bitcoin que “prezam pela soberania financeira”, de acordo com o site de apresentação do produto. Por isso, eles criaram um dispositivo que não apenas serve para guardar as palavras de recuperação de carteiras, mas também resiste a diferentes tipos de danos, desde corrosão por oxidação e até um tiro com armas calibre 375. 

Segundo a descrição do produto, ele é feito com “duas chapas com 3mm de espessura cada, presas face à face uma com a outra por meio de dois parafusos, também em aço inox, resistente à ferrugem.” 

Para garantir segurança completa, a placa foi desenvolvida para resistir a tiros de calibre .357.

Stackbit após um tiro de calibre .357. Fonte: Stackbit
Stackbit após um tiro de calibre .357. Fonte: Stackbit

Além de não enferrujar, a empresa promete que o material resiste à torsões causadas por mudanças de temperatura. Com capacidade de resistir a até 1.200ºC, a placa seria capaz de resistir a um incêndio sem perder a legibilidade das informações gravadas.

Sendo assim, a placa poderia ser guardada dentro de uma caixa d’água, dentro de um freezer ou até mesmo enterrada em alguma parte do quintal.

“A Stackbit também resiste à maresia e ao sal, descargas elétricas e até mesmo um pulso eletromagnético (EMP).”

Exemplo de gravação na carteira Stackbit.
Exemplo de gravação na carteira Stackbit.

A Stackbit com certeza apresenta uma solução interessante de segurança para quem não quer fazer backup da seed da carteira em um arquivo txt ou no e-mail.

Mas caso você não ache que gravar suas chaves em um pedaço de metal é muito seguro, eles também possui um outro produto chamado Stackbit 1248, que tem gravação feita através de números correspondentes a lista BIP39, um tipo bem comum de gravação em metal para quem é um pouco mais “paranoico”.

O modelo 1248 pode até mesmo se tornar “super secreto” quando um adesivo guia do código é removido.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias