O Bitcoin está à beira de uma “cruz da morte” – um padrão técnico que provavelmente pressagia uma grande venda da criptomoeda, advertiu um conhecido analista do mercado.
Em um tópico do Twitter, Rekt Capital, o analista com mais de 144 mil seguidores, publicou sua análise mostrando que a cruz da morte pode ocorrer no meio de junho se o Bitcoin não aumentar seu preço em breve.
O padrão de baixa, de acordo com o indicador, pode levar o Bitcoin a cair para US $ 18 mil ou mais. A temida indicação técnica está se aproximando, sugerindo que o mercado altista do Bitcoin pode realmente ter chegado ao fim.
15.
So since #BTC has crashed -54% already and should this symmetry hold, BTC could crash an extra -54% if a Death Cross happened today
This would result in a ~$18,000 $BTC pic.twitter.com/01Dc41PtK1
— Rekt Capital (@rektcapital) June 1, 2021
Cruz da morte
Uma cruz da morte é um padrão técnico que indica a possibilidade de uma grande liquidação ou de uma queda intensa.
Quando a média móvel de curto prazo de um ativo cai abaixo de sua média móvel de longo prazo, ela aparece em um gráfico. As médias móveis de 50 e 200 dias são duas das médias móveis mais comumente usadas neste padrão.
Desde o preço recorde do Bitcoin, de US$ 65 mil, a moeda digital já caiu mais de 43%, o que não é nada fora do comum em correções. No entanto, o sinal técnico pode significar que há muito mais sofrimento por vir.
O analista fez uma comparação com o mercado em alta de 2017 e o tempo que a cruz da morte levou para ocorrer:
“Quando o Bitcoin atingiu o pico em 2017, demorou 107 dias para a Cruz da Morte ocorrer. Isso significa 3,5 meses. E durante aqueles mais de 3 meses… Bitcoin caiu -70%.”
Ele acrescentou que uma vez que a cruz da morte aconteceu em abril de 2018, o Bitcoin experimentou uma correção adicional de -65%, pois caiu para US $ 3.200 em dezembro do mesmo ano.
O mini-rally em meados de 2019 foi parecido, com a cruz da morte aparecendo 149 dias após o pico. A essa altura, os preços do Bitcoin haviam caído 53%, mas uma nova queda de 55% veio após a cruz da morte.
O analista tentou prever quando pode ocorrer a cruz de morte. Usando dados do ciclo anterior, ele previu que uma queda de 55% que pode levar a moeda digital para preços abaixo de US$ 18 mil.
“Se a história se repetir, a Cruz da Morte pode acontecer entre o final de julho e o início de setembro de 2021.”
Ele disse também que uma queda dessa magnitude traria os preços para a média móvel de 200 semanas, que historicamente serviu como um forte suporte e zona de compra de longo prazo.