De acordo com o site MacRumors, o Twitter está trabalhando em uma versão beta na qual pagamentos com Bitcoin estão sendo desenvolvidos – o rumor foi reforçado por uma imagem de outra fonte que mostra como o serviço se parece.
O Twitter sempre foi conhecido como uma plataforma que apoia o BTC, o seu criador e CEO, Jack Dorsey, também é fundador e CEO da Square, uma empresa de pagamentos digitais e serviços financeiros que no ano passado alocou 1% do seu capital em Bitcoin.
A rede social já havia lançado a função de gorjeta em maio deste ano, através dela é possível que os usuários coloquem links para serviços de pagamentos externos em seus perfis. Desta forma usuários podem dar gorjetas para criadores de conteúdos, incentivando o seu trabalho.
Twitter e Bitcoin
Segundo a página de ajuda do Twitter, este serviço tem o nome de “Caixinha” e os usuários podem usar ao clicar em um ícone em forma de cédulas de dinheiro.
Apesar do Twitter não cobrar nenhum taxa das gorjetas, os serviços externos podem, então é provável que uma doação não chegue ao destinatário final por completo. As transações de Bitcoin resolvem este problema já que não há intermediários, o criador de conteúdo receberá exatamente o que seu contribuidor enviou.
Os pagamentos serão feitos através da Lightning Network (LN), uma solução de segunda camada no Bitcoin que cobra taxas muito baixas, como 1 satoshi por transação, e que são instantâneas.
A LN é a principal aposta para solucionar o problema de escalabilidade do Bitcoin e facilitar micropagamentos tanto de forma online quanto no mundo real como é o caso de El Salvador.
Além disso várias pessoas estão trabalhando na melhoria da LN, um bom exemplo é a Lightning Network Daemon – LND que em uma de suas últimas atualizações mostrou que está trabalhando com um sistema de pagamentos recorrentes através da LN, ou seja, em breve você poderá assinar serviços com pagamentos mensais usando tal tecnologia, bem parecido com a forma a qual cartões de créditos são usados atualmente.
A implementação de pagamentos em Bitcoin no Twitter facilitará o contato monetário entre prestadores de serviços e usuários, além de apresentar o Bitcoin a quase meio milhão de usuários da plataforma.