Cardano enfrenta problemas de escalabilidade após atualização

É possível resolver a situação com sequenciadores de dapps para solucionar os problemas, no entanto, essa não é a forma ideal de rodar contratos inteligentes em uma blockchain.

A Cardano tem sido uma das grandes surpresas do criptomercado nos últimos meses, no entanto a blockchain da moeda digital está enfrentando problemas com a sua escalabilidade após a mais recente atualização, levantando preocupações sobre o futuro do ativo.

A Input Output, desenvolvedora da Cardano, lançou a atualização de contratos inteligentes Platus na testnet da Cardano. No entanto, o feedback não tem sido muito positivo ou favorável.

A Minswap, a primeira DEX a utilizar o novo recurso disse ter encontrado problemas graves de escalabilidade, questionando a habilidade da Cardano de rodar contratos inteligentes.

Frustração

A atualização para contratos inteligentes é algo bem aguardado pelo comunidade, até mesmo gerando críticas por promessas não cumpridas por parte do desenvolvedor do projeto. 

A situação da Minswap foi relatada no Twitter, demonstrando frustração com a experiência e com o fato de não poder ter realizado o teste por tempo o suficiente. No entanto, a Minswap afirmou que conseguiu dados suficientes para conseguir elaborar propostas de melhoria de sua DEX.

“Infelizmente nós tivemos que parar a nossa testnet temporariamente.

Nós reunimos dados suficiente s dos nossos testers para melhorar os fundamentais da nossa DEX.

Nos próximos dias vamos publicar o post-mortem, nossas soluções de escalabilidade e quando a testnet estará aberta de novo.”

Bola de neve

O ecossistema Cardano utiliza o mesmo modelo de computação de transações que o Bitcoin, o UTXO, ou Extended UTXO. Outras blockchains como o Ethereum e Solana utilizam contratos com base em contas, que permite que vários usuários interajam com um contrato inteligente.

É possível resolver a situação com sequenciadores de dapps para solucionar os problemas, no entanto, essa não é a forma ideal de rodar contratos inteligentes em uma blockchain.

Um dos principais críticos da Cardano, Eric Wall, da Arcane Assets, alertou que a solução de sequenciadores pode extrair Miner Extractable Value (MEV) ao selecionar uma transação e censurar outras.

Além disso, o minerador/validador na camada base da Cardano pode olhar para o lote de transações dos sequenciadores, rejeitar parte ou todo o lote e determinar quais transações ele quer permitir no bloco.

Apesar de não ser um falha técnica tão preocupante ou até mesmo fácil de entender para o usuário final, é um tipo de problema que pode gerar uma bola de neve, começando pequeno agora e engarrafando a escalabilidade dos contratos inteligentes da Cardano no futuro.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias