A importância da inteligência emocional no mercado financeiro

Siga no
mamaecrypto.blogspot.com

O controle emocional é importante em todos os setores da nossa vida.  Ele ajuda a manter a saúde dos nossos relacionamentos amorosos, profissionais e porque não do nosso dinheiro?! Quem é investidor sabe muito bem o que estou falando.

Com tantas flutuações no mercado financeiro é essencial ser racional. E não deixar que as emoções tomem conta na hora da compra e da venda de ações e cripto moedas.

A inteligência emocional consiste na capacidade de reconhecer e avaliar as próprias emoções. E saber lidar com elas. Se você deseja ter sucesso em seus investimentos vai precisar desenvolver essa habilidade para não botar tudo a perder.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas para você entender de uma vez por todas a importância da inteligência emocional no mercado financeiro.

Defina objetivos e trace metas realistas

Antes de começar a investir é muito importante estudar o mercado, saber quais ações e cripto moedas combinam com o seu perfil de investidor e qual a melhor hora para comprar e vender.

Somente com um olhar baseado na realidade é possível fazer um bom planejamento financeiro, com objetivos claros e metas que estejam de acordo com a sua capacidade financeira.

Esse primeiro passo como investidor requer objetividade e um distanciamento emocional para fazer as escolhas certas. Se você deixar as emoções interferirem nesse momento, todo o futuro dos seus investimentos estará comprometido.
Aprenda a gerenciar as suas emoções nas flutuações do mercado

Quando você se torna capaz de gerenciar as suas emoções, mantendo o equilíbrio em momentos bons e ruins, terá mais chances de garantir o sucesso dos seus esforços no mercado financeiro.

Gerir sentimentos, impulsos e vontades enquanto investidor é essencial para não tomar atitudes precipitadas e saber esperar a hora certa para tomar decisões. As flutuações do mercado financeiro requerem uma gestão emocional para que você possa decidir pela aplicação mais adequada e até mesmo poder colher seus frutos.

Os resultados desse tipo de investimento surgem a longo prazo. Por isso é fundamental ter a calma necessária para esperar, tomar uma atitude baseada em analise e não se precipitar diante crises e baixas de preços.

Seja flexível para lidar com imprevistos

A flexibilidade e o auto controle são essenciais para lidar com situações inesperadas, muito comuns no mercado financeiro e no mercado de cripto moedas especialmente. É importante não entrar em desespero quando as coisas não vão bem, desistindo dos seus investimentos ou se arriscando demais sem necessidade.

Evite tomar decisões por impulso no calor das emoções. Pensando antes de agir e refletindo sobre as opções que você dispõe, analisando os riscos e as probabilidades de cada uma delas.

A Psicológa Adriana Prosdocimi afirma: “É necessário ter controle sobre suas emoções e tomar atitudes racionais.” As emoções não podem guiar as decisões financeiras. Por isso é tão importante desenvolver a inteligência emocional. Estando atento às suas reações e impulsos e principalmente, aprendendo a controlá-los.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil. E que muitos investidores chegam a abandonar o mercado financeiro. Por não suportarem tantas flutuações e o impacto emocional que elas provocam. No entanto, para gerenciar os riscos dos seus investimentos e alcançar seus objetivos nesse mercado, você precisa desenvolver a inteligência emocional já!

Esse artigo foi útil para você? Aprenda mais no blog da MamãeCrypto e compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros investidores!

 

Avatar
Michelle Mafrahttp://mamaecrypto.blogspot.com
Mãe na ativa, empreendedora e cripto entusiasta. Meu foco é ser uma ponte de informação segura sobre cripto moedas, trazendo muitas novidades diretamente da California. Autora o livro e Ebook: O Guia da Litecoin (LTC) Voluntária da Equipe West Coast USA da Litecoin Foundation

Empresa listada na Nasdaq compra R$ 820 milhões em Bitcoin

A Marathon Patent Group, empresa de capital aberto listada na Nasdaq, comprou 4.812 bitcoins por um total de US $ 150 milhões, aproximadamente R$...
Youtuber que decifrou YouTube vai enviar Bitcoin para lua

Jovem que decifrou YouTube promete enviar Bitcoin para lua

Um homem conhecido por ter "decifrado o YouTube" afirmou em uma live recente que quer enviar US $ 1 milhão em Bitcoin para a...
Banco dos EUA JPMorgan - Bitcoin BTC Criptomoedas

JPMorgan: “Bitcoin não vai voltar aos US $ 40 mil nas condições atuais”

Aqueles que esperam uma recuperação do Bitcoin devem saber que a moeda digital enfrentará dificuldades, de acordo com analistas do JPMorgan. O preço da...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Jovem que decifrou YouTube promete enviar Bitcoin para lua

Um homem conhecido por ter "decifrado o YouTube" afirmou em uma live recente que quer enviar US $ 1 milhão em Bitcoin para a...

JPMorgan: “Bitcoin não vai voltar aos US $ 40 mil nas condições atuais”

Aqueles que esperam uma recuperação do Bitcoin devem saber que a moeda digital enfrentará dificuldades, de acordo com analistas do JPMorgan. O preço da...

Funcionários públicos da Rússia são proibidos de ter Bitcoin e outras criptomoedas

A Rússia criou uma lei proibindo os funcionários públicos do país de guardar Bitcoin. Nem os políticos do país poderão manter criptomoedas, sendo a...

Ethereum completa sete anos em meio a alta histórica

A criptomoeda Ethereum completou sete anos no dia 23 de janeiro em meio a nova alta histórica no preço, mostrando que a moeda tem...

Coinbase revela ter 43 milhões de clientes

Fundada em 2012, a Coinbase é reconhecida como uma das principais estruturas de negociação de criptomoedas. Aquelas moedas que são listadas pela corretora normalmente...