“A inflação faz pessoas comprarem criptomoedas, precisamos de regulamentação”, diz autoridade da UE

Por enquanto, os reguladores nacionais da União Europeia baseiam suas decisões de criptomoedas nas leis locais, com países individuais adotando abordagens diferentes.

Bandeira da Europa com Símbolo do Bitcoin Criptomoedas Euro Digital
Bandeira da Europa com Símbolo do Bitcoin

Atualmente a União Europeia vem passando por um momento de eminente crise econômica com uma inflação que cresce constantemente, as autoridades parecem estar preocupadas com os cidadãos da região investindo em criptomoedas para se proteger da crise. Com isso, as autoridades também querem acelerar o processo de regulamentação da indústria.

De acordo com a Bloomberg, o principal regulador de valores mobiliários da Europa alertou que a inflação crescente pode levar investidores a comprar criptomoedas, e pediu uma estrutura legal formal para controlar o setor em todo o bloco econômico de forma efetiva para evitar “riscos” aos investidores.

Verena Ross, presidente da Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados, disse estar esperando com urgência que o plano da UE para a regulamentação da área seja finalizado como lei em breve em meio a necessidade de uma estrutura regulatória satisfatória para o futuro próximo.

“Com a inflação subindo, os investidores procurarão encontrar investimentos capazes de compensar a inflação e trazer maiores retornos, o que pode levar a uma maior tomada de risco. Isso é algo que estamos monitorando muito de perto.” disse verena ross no começo dessa semana.

Criptomoedas vs inflação

Por enquanto, os reguladores nacionais da União Europeia baseiam suas decisões de criptomoedas nas leis locais, com países individuais adotando abordagens diferentes.

Esse não é um cenário ideal para as autoridades financeiras, já que podem abrir diferentes interpretações regulatórias em um mercado que atua em todo o bloco econômico, como aconteceu com a Binance, que conseguiu a aprovação regulatória do governo França, mas está se expandindo por toda a União Europeia.

É justamente para acabar com essa “divisão regulatória” que as autoridades do bloco estão querendo acelerar os estudos e implementação de uma estrutura unificada.

“Não existe uma estrutura regulatória da UNIÃO EUROPEIA para esses tipos de entidades no momento e, portanto, há atualmente um desequilíbrio na forma como os supervisores nacionais lidam com essas entidades e como as julgam. É aí que uma estrutura regulatória comum ajudará.”, complementou a presidente da autoridade europeia de valores mobiliários.

O Parlamento e o Conselho Europeu estão atualmente estudando a proposta do projeto de estrutura chamado Markets in Crypto-Assets Regulation – ou “MiCA”, que foi proposto pela primeira vez em setembro de 2020 como uma forma de padronizar a regulamentação de criptomoedas na UE.

Ross disse esperar que o processo seja finalizado nos próximos meses e que a lei esteja em vigor em 2023 ou no mais tardar 2024.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias