ABCB sugere à Receita Federal maior tempo para adaptação de exchanges a novas obrigações

Siga no

Por Fabrícia Peixoto – A Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain – ABCB, depois de consulta aos seus associados e a outras entidades representativas do setor, encaminhou resposta à consulta pública da Receita Federal do Brasil sobre exigências de informação de empresas do setor de criptoativos.

Publicada no dia 31 de Outubro, a minuta da Instrução Normativa trata de diversos pontos, desde definições mais específicas para termos como “criptoativos” e “exchanges” até regras para enquadramento tributário.

Uma das sugestões da ABCB à minuta diz respeito ao tamanho das empresas que deverão prestar informações mais detalhadas à Receita. A Associação recomenda, por exemplo, que se estabeleça um faturamento mínimo a partir do qual as exchanges sejam enquadradas sob a nova regra.

“Muitas das empresas de criptomeodas ainda estão em fase de desenvolvimento. As regras de obrigação acessória implicam em custos adicionais, o que pode inviabilizar pequenos negócios e até mesmo a inovação”, diz o presidente da ABCB, Fernando Furlan, que participou da redação final do documento enviado à Receita, assim como a advogada Emília Campos, do escritório Malgueiro Campos.

Outro ponto fundamental, na visão da ABCB, é o prazo para o início do cumprimento das novas regras. A minuta publicada pela Receita Federal recomenda que a Instrução Normativa entre em vigor assim que publicada no Diário Oficial, com efeito retroativo a partir de 1 de Outubro de 2018.

A Associação, por sua vez, sugere um prazo de seis meses, depois da publicação, como forma de permitir que as empresas se adequem às novas exigências. “É preciso dar tempo e oportunidade para a mudança”, comenta Furlan.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org
Ministério Público de Santa Catarina, Gaeco-SC fundo preto

Gaeco-SC cria força-tarefa para investigação de criptomoedas

O Gaeco de Santa Catarina (SC), vinculado ao Ministério Público estadual, criou um grupo para investigação de crimes com criptomoedas. A novidade foi anunciada...
TradingView

Coluna do TradingView: Olhar técnico para se preparar esta semana

Em semana conturbada com muitos ruídos no cenário global, criptomoedas performam entre baixas e altas, com atenção especial para a decisão de política monetária...
Grimace, Hamburglar e Ronald do McDonald's

McDonald’s responde Elon Musk, falsa “GrimaceCoin” é criada e sobe 200.000%

Após Elon Musk afirmar que comeria um McLanche Feliz na TV caso o McDonald's aceitasse Dogecoin como forma de pagamento, a empresa fez uma...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias