Afiliada da Globo no Pará coloca Bitcoin como tendência

Especialistas deram sua opinião!

Siga no

A fama do Bitcoin vai além da internet, infraestrutura em que a moeda virtual funciona. Uma reportagem do Bom dia Pará, afiliada da Rede Globo no estado, colocou o Bitcoin como uma tendência para o futuro.

Alguns analistas foram ouvidos pela reportagem, que apresentou os conceitos fundamentais das criptomoedas. A mídia tradicional tem estado alerta para a adoção das criptomoedas, que são apresentadas para milhares de pessoas.

O BDP, em seu quadro na Ponta do Lápis, conversou com um economista e com um assessor de investimentos da XP Investimentos. Ambos alertaram para os riscos, que ficaram em segundo plano quando os usuários tomam cuidado neste mercado totalmente novo.

Afiliada da Rede Globo no Pará colocou as criptomoedas, como o Bitcoin, como uma tendência

O Bitcoin é certamente um dos principais temas de 2020, principalmente pela alta de preços recente. A moeda já se valoriza acima de 20%, apenas neste início de ano.

Com a fuga dos investidores brasileiros da renda fixa, alternativas são procuradas para iniciar um portfólio de investimentos em renda variável. As criptomoedas tem sido também mais procuradas, uma vez que o governo desencorajou a população a deixar “dinheiro parado” em poupança. Em 2019, por exemplo, o governo reduziu drasticamente a taxa básica de juros, o que retira as vantagens das chamadas rendas fixas como poupança, tesouro direto, entre outros.

Com isso, o Bom Dia Pará, programa da Rede Liberal, mostrou o potencial das criptomoedas como tendência de futuro. Um economista que conversou com a reportagem afirmou que as pessoas devem se preocupar com duas coisas: volatilidade de preços e falta de confiança.

“é uma moeda digital nova, e por ser nova, há uma preocupação com relação a confiança ou não nela”, disse o economista à reportagem

O analista em economia afirmou que a escolha de investir em uma criptomoeda precisa ser muito bem estudada. De acordo com o economista, que não teve o nome divulgado pela reportagem, existem mais que três mil criptomoedas, logo, o estudo exaustivo é a melhor forma para entrar no mercado. O economista não considera as criptomoedas um investimento.

é uma tendência, eu creio que realmente não tem volta. Principalmente porque essas criptomoedas são transacionadas com um simples celular. então hoje, assim, faz tudo no celular

Reportagem também ouviu assessor da XP Investimentos

O Bom Dia Pará também conversou com Idean Alves, que é assessor de investimentos. Para este último, os benefícios dessa moeda seriam vários. O primeiro, seria a liquidez de comprar e vender os ativos.

Além disso, as transações são seguras, principalmente pela questão da criptografia das moedas. Outro benefício da moeda é o uso para remessas internacionais, que fazem transações com taxas muito mais baratas e rápidas que de bancos tradicionais.

O assessor foi contra a visão do economista, ao afirmar que considera as criptomoedas uma maneira de se investir. O analista afirmou que é muito simples se cadastrar em corretoras para comprar Bitcoin, que normalmente possuem uma equipe treinada para ajudar os usuários.

O assessor afirmou que os usuários devem ter cuidado com duas coisas principalmente: segurança dos dados de acesso às corretoras e falsas promessas de rentabilidade. O Bitcoin por ter certa fama, tem sido associado a rentabilidades de 2, 3 e 5% ao mês.

Não tem promessa de rentabilidade. Você deve ver os criptoativos como uma parte de sua carteira de investimentos de renda variável. Se você tem 30% de uma carteira de renda variável, você terá entre 2,5 e 5% em uma carteira de criptoativos. estes são uma reserva de valor, assim como ouro e dólar

Em resumo, a reportagem que colocou o Bitcoin como tendência, apontou que o comércio e os prestadores de serviços poderão aceitar essa moeda como meio de pagamento. Essa seria uma das maneiras de “adquirir” a moeda, em troca de bens e serviços, sem a necessidade de efetivamente comprar Bitcoin. Essa, inclusive, é a melhor maneira de possuir Bitcoin, de acordo com Andreas Antonopoulos que é um defensor da tecnologia.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Bitcoin criou riqueza para pessoas que não faziam parte do sistema”, diz estrategista da...

O Bitcoin é uma moeda que foi capaz de mudar muitas coisas nos últimos 10 anos, até mesmo fazendo com que Bancos Centrais e...
Bitcoin Itau

Agora é possível investir em Bitcoin através do banco Itaú

Agora é possível investir em criptomoedas através do Itaú Personnalité, a novidade foi divulgada no Instagram do banco, e em um episódio de podcast...

“Bitcoin é uma grande bolha”, diz pesquisa do Bank of America

Apesar de muitos entusiastas de criptomoedas argumentarem que o Bitcoin já provou, além de qualquer dúvida razoável, que não é uma bolha, muitos gestores...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias