Ajuste no preço do Bitcoin é inevitável para a sequência do mercado de touros

Siga no
BTC Bear Market
BTC Bear Market

Reservas de Bitcoin dentro das bolsas perdeu o patamar de quando BTC era cotado em seu topo histórico, fazendo uma mínima nova desde o começo deste ano.

Reservas de Bitcoin em todas as Exchanges (Gráfico 1D)

Um ajuste no preço é inevitável, a qualquer momento o choque de oferta é sentido no preço.

Com isto dito, não é preciso grandes volumes para que o preço continue a subir, já que o nível de oferta disponível é o mesmo de quando foi cotado por volta de $65,000

A recente liquidação em posições Long levantou medo no mercado que vinha já de otimismo e ganância. Os preços voltam ao mesmo patamar de 25 dias atrás, no primeiro suporte base.

O mercado que vinha de 79 pontos no índice medo/ganância, após o mergulho entra novamente em sentimento de medo.

Índice medo/ganância

Os sentimentos no mercado futuro são importantes no curto prazo e traz alta volatilidade. Aproveite-a para acumular junto a detentores de longo prazo.

É possível definir que ainda não houve “short squeeze”, já que os volumes desde a armadilha no suporte principal foram abaixo de $60 milhões.

Liquidações Short/Long em todas as Exchanges USD (Gráfico 1D)

Devemos ver no mínimo picos em liquidações nas posições Short entre e acima das médias amarela/vermelha entre $200 – $400 milhões em volume.

Já o volume em liquidações nas posições Long historicamente se mostrou baixo neste último mergulho e comparado com o primeiro teste em $30,000 em maio deste ano foi relativamente baixo, pois está abaixo da média amarela.

Taxas de Financiamento em todas Exchanges (Gráfico 1D)

Isto indica o último movimento de baixa sendo apenas uma correção ocasionada pelo mercado futuros e posições alavancadas. Com a volta do otimismo muitos Traders de curto prazo começam a entrar em Euforia, alavancando-se totalmente fora do gerenciamento de risco adequado e são liquidados, perdendo toda a grana da aposta.

É possível ver a ganancia começando aparecer recentemente através das taxas de financiamento, que começaram a ficar levemente positiva em 0.03, nível que não era visto desde maio deste ano, antes do mergulho até o suporte principal.

Este combustível é essencial para que a retomada continue, com a mistura técnica e on-chain. O efeito ocasionado por estes movimentos de curto prazo faz com que detentores de longo prazo continuem a acumular, além dos mineiros receberem a recompensa num menor preço, além de acumular mais barato.

Reservas de todos os Mineiros (Gráfico 1D)

O olhar Macro estabelece um ajuste de preço por conta do choque de oferta no curto prazo, porém não tem um efeito imediato. O que se deve direcionar atenção é nos movimentos ao acontecer os mergulhos.

Os mineiros continuam acumular e após este mergulho as Reservas voltam apontar para cima, muito próximo do nível de 1,850 milhão BTC não visto desde 9 de maio, quando Bitcoin era cotado por volta de $58,000 e anterior a isto cotado por volta de $27,000 em dezembro de 2020.

Saídas de Bitcoin em todas Exchanges (Gráfico 1h)

Durante a breve acumulação que BTC encontra-se a pelo menos 7 dias, houve duas grandes transações de saídas das bolsas no qual fez com que as Reservas fossem drenadas. Ainda está em investigação, porém até o momento o que foi levantado é que seria uma transação interna da corretora FTX.

Desde o começo deste mês houve várias transações de saídas das bolsas deixando o Netflow por muitas vezes negativo, indicando maior fluxo de saídas do que entradas nas corretoras.

Medidor fluxos entrada/saída de Bitcoin (Netflow)

Desde o começo desde mês soma-se mais de 30,000 BTC fora das bolsas, dentro de carteiras externas. Não somando as duas transações internas citadas. Isto significa que detentores não estão pensando em ofertar à vista seus ativos neste nível de preço. Esse padrão estamos observando desde a armadilha e isto é importante que continue acontecer!

É um sinal muito forte e positivo para o preço já que existe uma lacuna a preencher. Antes do preço subir forte é de se esperar que as Reservas enxugam, pois detentores de longo prazo seguram para vender mais tarde.

Um novo recorde histórico em Reservas de Stablecoin ocorrido em 2 de setembro empurrou o preço acima dos $50,000.

Reservas Stablecoin em todas as Exchanges (Gráfico 1h)

Enquanto o preço corrigiu até a faixa de $42k-44k (o primeiro suporte), as reservas também começaram a ser drenadas chegando até o patamar não visto desde começo de agosto quando BTC fez o rompimento do topo da acumulação ($40,000).

Significa que as moedas fiduciárias estão sendo convertidas para BTC nos mergulhos, detentores estão comprando através deste fluxo de dinheiro.

Indicador UTxO Sum Coin Age (SCA)

De acordo com o indicador UTxO Sum Coin Age (SCA) é possível identificar as moedas envelhecidas, ou seja, detentores de longo prazo continuam acumular forte sem parar. O sentimento apresentado por estes portadores sugere o patamar de preços atual estar barato.

Desde o rompimento do ponto furtivo por volta de $37,000 – $40,000 o indicador segue em linha reta sinalizando o acumulo forte desses portadores, baleias.

Indicador UTxO Age Distribution

Importante ficar de olho nos detentores de médio prazo, principalmente com idade entre 6-12 meses já que desde o teste no suporte em $30,000 esses caras absorvem toda a liquidez do mercado e acumulam fortemente. Após esse último mergulho eles continuam a oferecendo liquidez e estocando.

Já os detentores com idade entre 3-6 meses, quem segura por mais tempo entre portadores de curto prazo, absorveram toda liquidez da acumulação abaixo do último recorde histórico e também da correção, porém desde a primeira armadilha no suporte principal vem ofertando Bitcoin e possivelmente vendendo no prejuízo.

Podemos definir essa classe como negociante especulador de curto prazo. À medida que o preço retoma alguns níveis, vários desses detentores vendem fortemente.

Indicador UTxO Age Distribution

Gostaria de ver os detentores idade entre 2-3 anos acumular empurrando acima desta linha em vermelho, o máximo que acumularam desde o teste em $30,000. A absorção da liquidez desde o suporte realizado por eles abriu margem para lucro e novas compras em valores baratos.

A mesma coisa acontece com os detentores idade entre 12-18 meses, porém após o último mergulho possivelmente vem ofertando suas moedas. Distribuição ocorrendo um nível acima entre esses portadores para mão dos detentores de médio prazo?

Indicador de Mercado UTxO STH_SOPR

É possível identificar essa venda com prejuízo através do SOPR. STH atingindo níveis abaixo de 1.00, ou seja, há detentores vendendo no prejuízo. Esse indicador mostra apenas portadores de curto prazo.

São detentores com idade entre 3-6 meses realizando vendas no prejuízo?

Indicador de Mercado UTxO STH_SOPR

Historicamente negociantes de curto prazo vendem FORTE com lucro somente quando o preço sobe loucamente, o mesmo acontece na correção.

Indicador de Mercado UTxO STH_SOPR

Esses caras vendem fortemente com prejuízo se o preço também estiver caindo. Este são os famosos “mãos de alface”, movidos totalmente pelo sentimento de mercado. Toma suas ações de acordo com o preço no curto prazo, o que é totalmente errado.

É muito importante definir um bom gerenciamento de risco no mercado para que nos movimentos de grande volatilidade, você não seja encantado pelo sentimento otimista/pessimista e realize ações fora do padrão correto.

O ciclo de especulação sempre repete em todo mercado, com Bitcoin não seria diferente. O mais legal de tudo isto é poder observar totalmente de perto esses movimentos, de pequenos e grandes players, e assim embasar maior probabilidade da direção seguinte do preço.

Indicador de Mercado UTxO LTH_SOPR

Detentores de longo prazo não vendem no prejuízo durante uma corrida de touros, historicamente isto acontece em mercado de baixa, nas correções cíclicas e profundas do Bitcoin.

Ainda é um bull market não só pelo padrão cíclico apresentado no LTH, mas também pelo sinal mais importante ocorrido na armadilha no suporte principal. Esses caras venderam naquele nível, porém com lucro. Essa não é uma formula de um mercado de ursos!

Portanto, a sugestão é um ajuste de preços a partir daqui para cima e não continuação de movimento corretivo. Não espere que os próximos recuos de preço sejam reversão, em uma tendência de alta os mergulhos devem ser comprados!

 

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias