Ambientalistas criticam adoção do bitcoin por políticos americanos

A mineração de criptomoedas é conhecida por consumir muita energia e ter um impacto ambiental negativo, algo que é uma preocupação cada vez maior em meio a uma crise climática que o mundo enfrenta.

Siga no

Recentemente vimos uma onda de adoção do Bitcoin, não por investidores, mas sim por figuras políticas que querem tornar suas administrações um exemplo para o criptomercado, no entanto, nem todos estão embarcando nessa ideia e acreditam que há um risco para o meio ambiente.

O recém eleito prefeito de Nova York, Eric Adams, já deixou claro que o plano da sua administração é tornar a cidade um hub das criptomoedas e destacá-las como o centro do Bitcoin nos EUA. Já a cidade de Miami está avançado para fazer exatamente a mesma coisa, criando a sua própria criptomoeda e apoiando o Bitcoin diretamente, até mesmo distribuindo a renda que a cidade conseguiu com a criptomoeda. 

Mas, como é de se imaginar, nem todo mundo estão tão animado com a ideia, já que a preocupação com o meio ambiente é algo que incomoda alguns sobre essa rápida aceitação das criptomoedas.

Ambientalistas

A mineração de criptomoedas é conhecida por consumir muita energia e ter um impacto ambiental negativo, algo que é uma preocupação cada vez maior em meio a uma crise climática que o mundo enfrenta.

O The Guardian destacou o estudo de Benjamin A. Jones, um economista da Universidade do Novo México, que acredita que os impactos ambientais e climáticos do “proof-of-work”, como do Bitcoin, deveriam preocupar as pessoas.

Para Jones, essas criptomoedas que necessitam de trabalho de mineração para competir e validar suas transações dependem e grandes fazendas que consumem muita energia e elas utilizam, predominantemente, energia proveniente de combustíveis fósseis, o que aumenta a emissão de carbono no ambiente.

“Essas emissões poluentes prejudicam a saúde humana e a emissão de carbono leva a danos climáticos.”

Estudo

Jones também foi o coautor de um estudo que estima que em 2018 cerca de cada US$ 1 criado em valor no Bitcoin estava associado a US$ 0.49 em danos de saúde e ambientais para os EUA, indicando que o impacto negativo da mineração de Bitcoin era de cerca de metade do valor da moeda.

“Essa é uma tremenda negatividade externa da mineração do Bitcoin que está colocando custos significativos na sociedade, até mesmo naqueles que não usam Bitcoin ou criptomoedas.”

Uma carta enviada ao Congresso dos EUA no mês passado assinada por um grupo de ambientalistas também deixou claro que não estão à favor de uma sociedade mais voltada ao criptomercado. A carta destaca, entre muitas preocupações, a grande quantidade de emissão de carbono gerada pela mineração do Bitcoin e Ethereum.

Por mais que esse seja um grande debate e que há diferentes lados a serem analisados sobre o impacto das criptomoedas e da mineração no meio ambiente e na sociedade, com certeza esclarecer essas dúvidas e preocupações será um grande desafio para governos não autoritários que querem tornar o criptomercado parte da sociedade.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias